Elas, por ela!
Álvaro Coutinho – Um arranjo de flores aqui, uma decoração ali e, aos poucos, a tenda do Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho/PR, foi tomando forma e aparência intimamente afetiva e convidativa. Isso porque, no último dia 25 de maio, aconteceu a terceira edição do “Chá Mater”.
O zelo, o amor e a dedicação de um grupo de mulheres do Movimento Apostólico de Schoenstatt tornaram o Chá Mater um tradicional evento beneficente em prol do Santuário. Dezenas de mulheres se empenharam, por alguns meses, para montar as mesas: mães, filhas, avós, tias e amigas formavam as mesas na qual elas mesmas tinham a missão de prepará-la para a grande tarde de sábado no qual ocorre o Chá.
“Foi um momento de convívio alegre e feliz na cultura do encontro. A amizade, o serviço e o companheirismo entrelaçados em um evento que promove a união, sobretudo das almas femininas que tanto pensaram na arrumação das mesas e adornos, mostrando a potencialidade criativa em prol do sempre belo e acolhedor Santuário. Assim também queremos agir em nossos Santuários Lares”, comenta Karina Baisch Severino, da Liga de Mães da cidade de Ourinhos/SP.
O Chá Mater revelou-se uma tarde florida e recheada de muita diversão e animação, com mais de 300 pessoas, sendo a grande maioria mulheres, todas elas unidas por Ela, a querida Mãe e Rainha. “A mulher, coração do lar, é chamada a ser uma imagem viva do Espírito Santo, do Deus de Amor e de Maria, que é seu reflexo personificado” [1].
As mulheres prestam atenção em detalhes, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, organizam flores, toalhas, talheres, louças…, tudo isso para enriquecer a vida ao redor do Santuário. “O Chá Mater foi uma tarde de convivência familiar muito linda, que reavivou os laços familiares. Todos estavam muito felizes e gratos por passarem uma tarde junto da Mãe no Santuário”, relata a Ir. M. Santina Fernandes.
Faço parte dessa história
O Santuário de Jacarezinho completou, em outubro do ano passado, dez anos de bênção e inauguração. Assim como muitos outros Santuários, ele é mantido integralmente com a contribuição de todos, espiritualmente por meio do Capital de Graças e de tantos trabalhos de apostolado realizados, e também materialmente. Portanto, participando do chá, assim como de outros eventos e promoções realizados pelo Santuário, todos contribuem diretamente com a manutenção deste Centro, permitindo que os trabalhos de evangelização e missão cheguem mais longe. É uma grande corrente que se forma, onde todos tomam parte, colaboram e sentem-se realizados e gratos.
Aqui é bom estar
Momentos como esse são oportunos também para que muitas pessoas, da cidade e de fora dela, que por vezes nem conhecem o Santuário possam visitá-lo. Nessa ocasião, a equipe de organização presenciou como muitos saíram maravilhados com tudo o que viram, ouviram e partilharam; mais ainda, experimentam, muitas vezes sem saber, as três graças do Santuário: abrigo, transformação e fecundidade apostólica.
Veja mais fotos e as decorações variadas de mesa
[1] O 31 de Maio – Uma missão para nosso tempo. Pe. Rafael Fernández