Neste final de semana acontece uma celebração especial no Centro Internacional de Schoenstatt Roma-Belmonte. O Movimento Apostólico de Schoenstatt concretiza a conquista do símbolo do Espírito Santo para o Santuário Matri Ecclesiae, que será entronizado na Festa de Pentecostes.
O símbolo recebeu a bênção do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e é conquistado pela Família de Schoenstatt da Itália já há algum tempo. A preparação culminará com a celebração solene da Vigília de Pentecostes, em 8 de junho, e a Santa Missa de Pentecostes, no dia 9 de junho, às 18 horas (horário de Roma).
A celebração internacional será presidida pelo superior geral do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, Pe. Christian Löhr, e animado pelo Coro da Diocese de Roma, dirigido pelo maestro Pe. Marco Frisina.
O reitor do Centro Internacional de Schoenstatt, Pe. Marcelo Adriano Cervi, escreve os detalhes deste símbolo:
HISTÓRIA DO SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO DO SANTUÁRIO DE BELMONTE/ROMA
O símbolo do Espírito Santo, destinado ao Santuário Matri Ecclesiae de Belmonte – em Roma – é um presente do Curso «Coenaculum» do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Este símbolo foi levado ao Centro Liebfrauenhöhe de Schoenstatt, na Alemanha, por ocasião da visita do Fundador, Pe. José Kentenich, em junho de 1966. Depois de duas palestras do Pe. Kentenich, todos foram em peregrinação ao Santuário e o Pai e Fundador abençoou e destinou este novo símbolo para Belmonte.
As sete pedras de coral vermelho foram colocadas no símbolo durante a peregrinação dos schoenstattianos a Roma, de 16 a 22 de setembro de 1985, por ocasião do centenário do nascimento do Pe. Kentenich.
Enquanto se aguardava a construção do Santuário e o nascimento de uma «corrente do Espírito Santo» que motivasse a colocação do símbolo, por pelo menos duas décadas o símbolo permaneceu em Roma até ser transferido para a «Casa da Aliança» já no terreno de Belmonte, onde, em 8 de setembro de 2004, foi inaugurado o Santuário «Matri Ecclesiae»
Em 2017, a União Feminina de Schoenstatt e os membros do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt da Diocese de Friburgo celebraram 50 anos da Aliança de Amor selada com o Espírito Santo. Na ocasião da festa de Pentecostes, dois símbolos de Belmonte estavam presentes em Schoenstatt: o símbolo do Espírito Santo, destinado ao Santuário, e um outro símbolo que fica na ermida do terreno de Belmonte. Após a festa de Pentecostes, o símbolo da ermida retornou à sede do Centro Internacional de Belmonte, enquanto o símbolo do Espírito Santo, destinado ao Santuário, ainda permaneceu em Schoenstatt.
Com um decreto datado de 3 de março de 2018, o Papa Francisco estabeleceu no calendário litúrgico romano a memória obrigatória da «Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja» (um título que lembra a missão do Santuário), fixando-a na segunda-feira após Pentecostes. Intimamente ligada à festa de Pentecostes, em 21 de maio de 2018, pela primeira vez, esta festa foi celebrada no Santuário de Belmonte. Da mesma forma, graças a um membro da União Feminina de Schoenstatt, nasceu o insistente pedido e também a oportunidade do retorno do símbolo do Espírito Santo de Schoenstatt, devidamente restaurado.
Em 17 de junho de 2018, o símbolo do Espírito Santo retornou definitivamente para Belmonte e foi apresentado a um grupo de membros de Schoenstatt de Belmonte que organizaram uma manhã de oração intitulada «Retiro no Espírito Santo».
Em 30 de setembro de 2018, em Belmonte, aconteceu o encontro anual de representantes da Família de Schoenstatt da Itália, durante o qual falou-se da importância do símbolo. Desde então, o símbolo do Espírito Santo começou a visitar várias cidades da Itália, onde a Campanha da Mãe Peregrina está presente.
No dia 11 de dezembro de 2018, o Conselho Pastoral de Belmonte reuniu-se para preparar a cerimônia da colocação do Símbolo no Santuário e agora, na Festa de Pentecostes de 2019 (09 de junho), numa celebração internacional, com uma significativa presença de membros do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt e da União Feminina de Schoenstatt, o símbolo será colocado no Santuário de Belmonte. Esta celebração une também todos os schoenstattianos da Itália que estão se preparando para o evento com a Novena de Pentecostes, com textos especialmente elaborados para tanto.
Central Nacional de Assessores da Itália
PROGRAMA DE COLOCAÇÃO DO SÍMBOLO DO ESPÍRITO SANTO
SANTUÁRIO «MATRI ECCLESIAE» BELMONTE/ROMA
Solenidade de Pentecostes, 09.06.2019, domingo
9h – Solene Louvor com o Canto do ‘Veni Creator’
10h – Conferências
12h – Angelus e oração ao Espírito Santo
18h – Missa Solene, animada pelo coro da Diocese de Roma
Em seguida: Procissão ao Santuário e entronização do símbolo
20h – Apresentação musical
Fotos: Pe. Marcelo Cervi