Oficina de Comunicação em Santa Maria/RS
Juliana Gelatti Lovato – Como redigir um bom texto informativo e garantir belas fotos para comunicar cada vez melhor a vida em nossa Família de Schoenstatt? Essa foi a motivação para a equipe de comunicação do Santuário Tabor realizar a primeira oficina de texto e foto para o Movimento de Schoenstatt local. A capacitação ocorreu na manhã de sábado, dia 8 de junho, no Centro Mariano, em Santa Maria.
A jornalista Juliana Gelatti Lovato, da União de Famílias e editora-chefe da revista Tabor, conduziu a primeira parte da oficina, falando sobre os tipos de textos jornalísticos e em que situações podem ser aplicados. Reportagens, entrevistas, crônicas e artigos foram alguns dos formatos comentados com os participantes, que puderam tirar suas dúvidas sobre como relatar experiências e testemunhos e, assim, registrar a história de seus ramos, grupos e projetos sociais e apostólicos.
Na segunda metade da manhã, a advogada Azânia Valmerate, que faz parte da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt e tem a fotografia como hobby, falou sobre como fazer boas fotos durante eventos e encontros. Enquadramento, luz, o uso ou não do flash e as melhores horas para fotos externas foram alguns dos temas abordados na oficina.
Coordenada pela Ir. M. Rosequiel Fávero, a equipe de comunicação do Santuário Tabor pretende promover novas oficinas em breve, como forma de qualificar o trabalho voluntário de quem já colabora com sites e publicações do Movimento de Schoenstatt e sensibilizar para a necessidade de manter ativos esses canais de divulgação de nossas atividades.