Com a Mãe Peregrina, cultivando um mundo novo
Maria Vládia Mary Pinheiro / Karen Bueno – A Diocese de Iguatu/CE se reúne com alegria e animação para seu XI Encontro Diocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Os coordenadores e missionários se concentraram no Centro Diocesano da cidade, no dia 6 de junho de 2019, desde cedo. 275 pessoas participaram, representando as várias regiões e paroquias onde a Campanha está presente.
A acolhida das comunidades iniciou às 7 horas, com uma procissão levando as imagens da Mãe Peregrina. A coordenadora Maria Cleudenia Vieira de Oliveira acolheu os missionários e os conduziu na oração de abertura.
A parte de formação foi aplicada pela assessora, Ir. M. Cassiana Jänisch, falando sobre o novo início do Espírito Santo. Dentre o conteúdo ela convida os missionários a cultivarem, com a Mãe Peregrina, uma nova terra mariana: Sempre que a Mãe Peregrina chega à nossa casa, ela se torna um lugar sagrado, pois abriga o ‘Santuário Peregrino’, diz a Ir. M. Cassiana.
A formação incluiu dicas e orientações práticas, assim como subsídios para a santidade na vida diária. Um dos meios indicados é a vinculação harmoniosa, afetuosa e constante com Deus, com os homens e com as coisas, como mostra o Pe. José Kentenich.
O Hino da Mãe Peregrina animou os missionários, assim como o impulso para o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco. Diante da situação da pátria, Ir. M. Cassiana mostrou que a luta pela santidade é um caminho de renovação para o país; falou sobre o amar, dizendo que o amor é visto nas pequenas atitudes (sociais, seguras, comuns, razoáveis), também no trabalho e no amor a Deus Pai, por meio da Mãe Peregrina.
O grupo de missionários da cidade de Piquet Carneiro/CE apresentou uma peça mostrando que com o novo início no Espírito Santo, nasce uma terra mariana. Compreende a cena do cenáculo com o envio dos apóstolos. Em seguida, Pe. Roberto Alencar Costa refletiu sobre o evangelho da visitação, lembrando que cada missionário é um ‘visitador’: “Feliz o missionário que segue o exemplo de Maria de visitar”. A Santa Missa de encerramento e envio dos missionários foi presidida pelo Pe. Iranildo Melo dos Reis. No ardor apostólico, os missionários partiram empolgados para construírem, com a Mãe Peregrina, um mundo novo pela Aliança de Amor.