Concluída a fase diocesana do Processo de Beatificação
Depois de mais de seis anos de pesquisas, estudos e trabalhos, a fase diocesana do Processo de Beatificação do Pe. Franz Reinisch será concluída na Diocese de Trier. A partir de agora o processo será encaminhado a Roma, iniciando uma nova etapa.
No dia 28 de junho a Família de Schoenstatt se reúne na Igreja de Nossa Senhora (Liebfrauenkirche), ao lado da Catedral Diocesana de Trier, na Alemanha, para celebrar a conclusão dessa primeira fase do processo.
Pe. Franz Reinisch
Nascido na Áustria, em 1° de fevereiro de 1903, Reinisch se tornou uma das grandes personalidades a inspirar a Família de Schoenstatt pela vivência da Aliança de Amor. Por seu ideal pessoal, desejava “Viver e morrer como ardoroso Apóstolo de Schoenstatt”.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, foi perseguido pela polícia nazista, que via nele um inimigo a ser silenciado. Mesmo ameaçado, ele traduz os discursos do Papa, publicados nos jornais italianos, e distribui cópias mimeografadas entre o povo. Também viajava sem cessar pelo país, visitando clandestinamente vários grupos, que mandava reunir previamente, levando-lhes mensagens de valor e perseverança.
No dia 1º de março de 1941 chegou ao Pe. Franz Reinisch uma convocação militar, exigindo que ele se alistasse no exército de Hitler. Mas, aceitar essa imposição iria totalmente contra suas convicções: “Prestar juramento à bandeira nacional-socialista é prestar juramento a Hitler. É prestar juramento a um criminoso”, dizia ele.
Por sua recusa ao exército nazista, sucedem vários meses de processo e tramitações judiciais até o julgamento e a sentença definitiva. Pe. Franz Reinisch foi decapitado em Branderburg/Berlim, Alemanha, no dia 21 de agosto de 1942, sendo considerado um ‘Mártir da Consciência’, pois não aceitou jurar a bandeira nazista – a única bandeira que lhe pertencia era a de Cristo.
Seus restos mortais foram levados, em 17 de outubro de 1946, para junto do Santuário Original de Schoenstatt. O Processo de Beatificação foi aberto oficialmente em 28 de maio de 2013, na Diocese de Trier, tendo o Pe. Heribert Niederschlag (SAC) como postulador e o Pe. Adalbert Kordas (OFM) como vice-postulador, junto a outros membros da Comissão Histórica.
Com informações de franz-reinisch.org e bistum-trier.de