Há quase 10 anos as crianças vivem a espiritualidade de Schoenstatt, por meio da música, no interior de Alagoas
Ir. M. Rosequiel Fávero – Quantas vezes um desafio, um momento crítico ou uma deficiência se torna a oportunidade para o surgimento de grandes ideias. Nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, falava que muitas vezes esses momentos podem ser ‘portas abertas’ que Deus nos oferece. Somente o tempo e a ‘resultante criadora’ da decisão tomada nos dirão se a mesma correspondeu à vontade de Deus. Podemos dizer que este foi o caso do coral ‘Mãe Rainha Kids’, um grupo infantil de cantos, surgido no seio da Família de Schoenstatt de Palmeira dos Índios/AL, que há quase 10 anos ‘canta e encanta’ todos os que participam das celebrações animadas pelas crianças.
Zenilda Maria Lima de Menezes, atual coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina na catedral de Palmeira dos Índios, acompanha o grupo ‘Mãe Rainha Kids’ desde o seu começo e nos conta mais detalhes.
Como surgiu o coral?
Zenilda: “O coral Mãe Rainha Kids começou em 2010. Na época passávamos por uma fase um pouco difícil no Movimento, em Palmeira dos Índios, e sentíamos a necessidade de ter um grupo que animasse as Missas do Dia da Aliança. Depois de uma reunião com o pároco de então, decidi tentar fazer alguma coisa. Procurei uma senhora de nossa paróquia que já havia acompanhado um grupo de cantos infantil e ela se prontificou a me ajudar (pois eu não entendia coisa alguma de música!). Conseguimos alguém para tocar. Só faltavam os cantores! Juntamos nossos filhos e mais algumas crianças. Assim, no começo de 2010 iniciamos o ‘Coral Mãe Rainha Kids’ com somente cinco crianças. Fizemos convites nas turmas de catequese e nas famílias que recebiam a visita da Mãe e Rainha e, aos poucos, foram se juntando mais crianças. Uns entravam, outros saíam… Hoje temos 40 crianças no coral”.
E como é manter um trabalho com crianças assim por quase uma década?
Zenilda: “Muitas vezes foi bem difícil, pois é preciso ter criatividade, porque criança sempre quer algo novo, elas são muito criativas. Depois de um bom início, tivemos muitas desistências. Começamos a trabalhar com os pais, incentivando que participassem junto com as crianças. Confesso que tivemos momentos nos quais pensamos em desistir, mas lembrávamos: isso é coisa de Deus, é uma missão, não podemos desistir. E assim sempre fomos adiante. Temos ainda hoje crianças que estavam no início do grupo, na época com 3 anos de idade. E isso é muito gratificante”.
Como é a ligação do grupo com o Movimento Apostólico de Schoenstatt?
Zenilda: “Desde o início, o grupo nasceu para cantar nas Missas do Movimento aqui em Palmeira dos Índios. Nos ensaios, sempre trabalhamos também a história e a espiritualidade do Movimento, para que o que cantamos seja fruto também da vida de cada um que participa do grupo. Rezamos com eles, vamos rezar o terço na casa onde está a imagem peregrina. Não é um grupo só de canto. Eles também aprendem a rezar, também as orações do Movimento, e conhecem a história de Schoenstatt. Desde o ano passado, o coral ‘Mãe Rainha Kids’ faz parte da Campanha da Mãe Peregrina Infanto-Juvenil. Anualmente, no mês de setembro é realizada a festa de aniversário da Mãe e Rainha na Catedral. No ano passado foi feita uma caminhada Mariana da Catedral até a capela São José, no Bairro Paraíso. A celebração foi presidida pelo Pe. Thiago Matos, assistente eclesiástico do Movimento de Schoenstatt na diocese e concelebrada pelo pároco, Pe. Wendel Assunção Gomes. Nesta oportunidade, Pe. Thiago fez o envio da imagem da Mãe Peregrina para um dos meninos do grupo, que é o missionário. E esta imagem foi coroada no último 18 de maio, numa linda celebração na catedral. E nosso ‘missionário mirim’ participou também dos encontros de formação em preparação à coroação. Foi lindo! No final de maio, o grupo foi convidado para animar a Missa de coroação de Nossa Senhora. Nosso bispo, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, se alegrou muito com as crianças neste dia (vídeo abaixo).
Com o tempo, o ‘Mãe Rainha Kids’ começou a ficar ‘famoso’ na cidade e hoje é convidado para animar as Missas de primeira eucaristia, as festas de padroeiro nas comunidades rurais, etc. O grupo canta sempre na Missa do 4º e 5º domingo. Aí, na hora do ensaio, lemos o Evangelho do domingo, refletimos com elas a sua mensagem e a ligação do Evangelho com os cantos que vamos cantar. Temos camisetas com a Mãe e Rainha em todas as cores litúrgicas. O ‘Mãe Rainha Kids’ é uma obra de Deus, realmente. As crianças cantam de um jeito belíssimo. Sempre as pessoas ficam encantadas por elas”.