9ª Peregrinação das comunidades de língua portuguesa
Ir. M. Janika Trieb – Da Alemanha e de países vizinhos, cerca de 500 pessoas que têm a língua portuguesa como idioma de origem participaram da peregrinação anual ao Santuário Original de Schoenstatt, no dia 16 de junho de 2019. Os peregrinos de Luxemburgo, da Holanda e de algumas cidades da Alemanha – Dortmund, Colônia, Frankfurt, Offenbach, Mainz, Wittlich, Trier – chegaram com sete ônibus e muitos carros.
Tão variados como os países de origem e de residência dessas pessoas eram o entusiasmo e a empolgação para cantar, rezar e ouvir a palavra de Deus no idioma nativo. Peregrinos naturais de Portugal, do Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau estavam presentes – residentes hoje na Itália, Holanda, Luxemburgo e na própria Alemanha.
Um novo início no Espírito Santo
O tema do dia de peregrinação foi “Um novo início no Espírito Santo”. Pe. Celso Machado, sacerdote brasileiro que atende a comunidade portuguesa em Offenbach, acentua na homilia como deve ser esse ‘novo começo’. “Você precisa começar algo novo, que vem adiando ou o que deixou adormecer? Ou precisa começar algo novo, para o qual não tem experiência? Maria é o novo começo da graça. Com ela, Deus se atreveu a fazer um novo começo na hora da Anunciação, algo sem precedentes. A salvação tomou um começo concreto nela. Precisamos da proximidade e da intercessão da Mãe Santíssima para cada novo início”.
A Santa Missa foi celebrada na Igreja da Adoração, no Monte Schoenstatt. Pe. Celso também recordou que, na infância, todos aprendemos uma música que fala de Maria, mas, com o tempo, acabamos esquecendo. “Não seria este um lindo sinal de um novo início se a cantássemos novamente”. E começou a cantar: “Mãezinha do céu…”, conquistando lágrimas e emoção de muitos.
O amor pela Mãe Três Vezes Admirável se mostrou, então, expresso na coroação. 21 imagens da Mãe Peregrina que visitam as casa de Luxemburgo foram coroadas. “Foi um momento lindo”, diz a Ir. M. Isabel Machado, responsável pela peregrinação, “e logo após o sol rompeu e enviou seus raios à Igreja da Adoração”.
Alegria
A tarde começou com o almoço e uma hora animada de encontro na Casa dos Peregrinos. Pe. Marcos Leite, responsável pela comunidade portuguesa em Colônia, apresentou canções típicas de Portugal e do Brasil, encorajando muitos a também cantarem e dançarem.
O dia foi concluído com uma adoração eucarística na Igreja dos Peregrinos. Em seguida, o grupo partiu em procissão ao Santuário Original, com bandeiras e o andor da Mãe e Rainha. Durante a oração no Santuário Original, mais de 70 missionários da Mãe Peregrina foram novamente enviados, renovando seu ‘sim’ à missão, dizendo: “Ela (a Mãe de Deus) é a grande missionária. Ela realizará milagres!”
Essa foi a nona peregrinação das comunidades de língua portuguesa a Schoenstatt e cerca de 100 peregrinos estiveram pela primeira vez em Schoenstatt nessa ocasião.
Em preparação para a 10ª peregrinação, no próximo ano, uma imagem peregrina visitará as comunidades e esta imagem será coroada no próximo ano. Na despedida, um agradecimento múltiplo foi expresso: “Obrigado por este belo dia em que a Mãe nos deu a casa de seu coração”. “Obrigado por este dia! Tudo correu tão bem”. “Estaremos de volta no próximo ano!”
Com informações de: Pilgerzentrale Schönstatt