Encontro de gerações marca o jubileu do Jumas
Leonardo Rodrigues – No último domingo, 16 de junho de 2019, a Juventude Masculina de Schoenstatt de Guarapuava/PR comemorou seu 20º aniversário, encontro este que marcou os corações daqueles que presenciaram. A geração fundadora e a nova se encontraram. Para os mais novos, ver as lágrimas de saudade e o sorriso nos rostos daqueles que um dia vivenciaram a experiência de ser Jumas foi um momento indescritível.
Breve História
Há quem diga que 20 anos é pouco tempo, outros, uma eternidade. Para nós, Juventude Masculina de Schoenstatt, esses 20 anos foram de muita vivência, aprendizado e vinculação. Vinculação esta que é ligada à MTA e que incendeia todos os que cercam essa juventude.
É certo que para tudo tem um começo, aquele pontapé inicial, dado por alguém que toma a frente e assume a bronca. Everton França, que na época tinha 14 anos e participava de um grupo de coroinhas, apesar da pouca idade já era um jovem protagonista. Ele escreveu uma carta direcionada ao assessor do Regional Paraná na época, o Pe. Argemiro Ferracioli, em meados de 1999. Na carta, o jovem descreveu a vontade de iniciar um grupo dos Pioneiros de Schoenstatt e também fez um convite ao padre assessor para visitá-los.
Tal carta teve uma correspondência de retorno quase que imediata. As palavras ditas pelo Pe. Argemiro incendiaram os pequenos corações, que deram início ao grupo de Pioneiros. Em novembro de 1999, alguns dos meninos embarcaram em uma kombi rumo à Londrina/PR para seu primeiro acampamento.
Atualmente
Essa geração fundadora impulsiona a Juventude até os dias de hoje que, com 20 anos de muita história e luta, comemora essa data. Nos dias 14, 15 e 16 de junho houve diversas atividades do ramo.
O dia jubilar para o Jumas de Guarapuava, 16 de junho de 2019, começou com o testemunho de Victor Hugo Niczay de Araújo, que participou do primeiro grupo de Pioneiros. Após o testemunho, todos se mobilizaram e prepararam o ambiente em frente ao Santuário para a missa comemorativa.
A celebração, presidida pelo atual assessor regional do Jumas, Pe. Julio Rodrigues Afonso, conduziu a uma viagem ao ano de 1999. Memórias foram resgatadas dos arquivos, passados de assessor para assessor nesses 20 anos. Muita história há, desde as primeiras cartas até as orações da Aliança de Amor escritas pelos membros que selaram a troca de corações com a Mãe de Deus.
Depois de muitas recordações, chegou a hora do almoço comemorativo, que também foi uma homenagem àqueles que deram o início a toda essa história. Celebrar jubileu é muito mais do que recordar o passado, é fincar raízes para viver o presente com grandiosidade e se lançar ao futuro com coragem e ousadia; é isso que a Juventude Masculina de Guarapuava deseja ao marco de seus 20 anos.
Fonte: jumasbrasil.com.br