“Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39)” – Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será em Lisboa, Portugal, no ano de 2022.
Na manhã de sábado, 22 de junho de 2019, o Papa Francisco recebeu os participantes do Fórum internacional dos Jovens em Roma (saiba mais). Francisco começou o seu discurso afirmando “Vocês são jovens em ação em uma Igreja sinodal; nestes últimos dias vocês meditaram e refletiram sobre este tema”.
A Igreja precisa de vocês!
Durante o discurso, o Papa recorda mais uma vez aos jovens: “Vocês são o hoje da Igreja! A Igreja precisa de vocês para ser plenamente ela mesma”. E acrescenta: “Somente caminhando juntos seremos verdadeiramente fortes. Com Cristo, Pão da Vida que nos dá força para o caminho, levemos a luz do seu fogo para as noites deste mundo!”.
Tema para a próxima JMJ
Concluindo o encontro, o Santo Padre faz um importante anúncio. Seguindo o percurso do Sínodo dos Jovens que precedeu a Jornada Mundial da Juventude do Panamá três meses mais tarde, o Papa almeja uma grande sintonia entre estas duas vias, confiando esta intenção à poderosa intercessão de Maria. Então Francisco anuncia: “A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa 2022”, recorda e para esta etapa da peregrinação dos jovens “escolhi como tema: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39)”. Em seguida o Papa faz um apelo: “para os dois anos precedentes convido todos a meditar sobre os versículos: Jovem, eu te digo: levanta-te” (cf. Lc 7, 14 e Christus vivit 20) e ‘Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!’ (At 26, 16).
Fonte: vaticannews.va (texto resumido)
Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida