Mais um passo foi dado no Processo de Beatificação de José Engling. O documento científico (chamado “Positio”) que apresenta sua vida e suas virtudes, com especial atenção à luta pela santidade, foi aprovado pela Congregação para a Causa dos Santos.
Nos últimos meses alguns membros do Dicastério Romano examinaram intensamente a documentação do processo de José Engling. Por fim, o conteúdo da Positio foi votado em 4 de junho de 2019, recebendo um parecer favorável da Comissão Teológica. Assim, mais uma etapa da Causa é completada com sucesso.
O relator que acompanha o Processo na Congregação para a Causa dos Santos, Pe. Zdzislaw Kijas, anunciou o voto dos teólogos em 11 de junho de 2019. No texto em italiano se lê:
“Em conclusione, valutato il materiale fornito dalla ‘positio’, al posto quesito circa l’esercizio delle virtù da parte del Servo di Dio José Engling, em eroico grado, e por volta de la fama della SUA santità, rispondiamo: afirmativo, augurando o budo proseguimento da causa ad ulteriora, ad maiorem Dei gloriam sanctorumque venerationem. Salvo meliori iudicio”
(A tradução aproximada: Em conclusão, depois de avaliar o material fornecido pela ‘positio’, sobre a questão do exercício das virtudes da parte do Servo de Deus José Engling, em grau heroico, e sobre sua fama de santidade, respondemos: afirmativa, aguardando o bom prosseguimento da Causa para a maior glória de Deus na veneração dos santos)
Um passo importante
Com a Positio aprovada pelos teólogos, a Causa de José Engling avança para um novo estágio. Logo o documento será apresentado a um colegiado de bispos e cardeais.
No meio, entretanto, encontra-se uma fundamental etapa: o reconhecimento de um milagre, concedido pela intercessão de José Engling. Um milagre seria como que uma confirmação “do céu” de que Deus deseja conceder a José Engling a honra dos altares e, assim, indicá-lo como um modelo para os cristãos de hoje e do futuro. Por isso, rezemos para alcançar essa graça.
Leia também: Quem é José Engling?
Com informações de schoenstatt.de, por Heinrich Brehm, versão editada e resumida