Romaria Arquidiocesana de Campinas/SP ao Santuário
Cirino Pereira da Silva/ Juliana Dorigo – Cerca de 4.600 peregrinos da Arquidiocese de Campinas/SP foram ao encontro da Mãe de Deus, em 7 de julho de 2019, na XVIII Romaria Arquidiocesana ao Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em Atibaia/SP. Um dia dedicado à Maria, com jovens, idosos e crianças, todos dizendo em uma só voz: “Ave Maria!”.
Rosilda da Silva Albuquerque, falando sobre o Santuário, diz: “É um lugar muito bonito e acolhedor. É a primeira vez que estou aqui, a Mãe e Rainha tem um lugar especial no meu coração. A fé é tudo, é pela fé que eu estou aqui”.
Acolhidos pela Ir. M. Liliane Dias e pela Ir. M. Franciane Castelani, os romeiros peregrinaram com a imagem auxiliar da Mãe e Rainha, tendo à frente as bandeiras das cidades e do Movimento Apostólico de Schoenstatt, além da Cruz Missionária, com o nome de todas as cidades que chegam em Romaria até o Santuário.
Jayme Rodrigues da Silva ajudou a carregar o andor com a Imagem da Mãe Peregrina e traduz sua experiência: “Foi maravilhoso, Deus me abençoou ao levar à Mãe até os filhos, recebi muitas graças, a Mãe e Rainha atendeu minhas preces”.
Momento de oração
Em frente à estátua do Pe. José Kentenich há uma parada, um momento de oração, no qual cada um que estava presente, num minuto de silêncio, colocou as intenções de seu coração, rezando pela beatificação do Fundador de Schoenstatt.
Diante do Santuário, um momento de louvor e meditação sobre o tema do ano para a Campanha da Mãe Peregrina (regionais Sudeste e Paraná): “Família Missionária: constrói a nova terra mariana”. Desse local partem as imagens de graças que vão aos lares, restaurando, transformando e santificando as famílias. Com essa romaria os peregrinos retribuem a visita, concluindo a oração com a consagração à Mãe de Deus.
Catequese mariana
Seguindo para a Tenda, os romeiros participaram de uma catequese, com especial ênfase para a conquista do cetro que será oferecido à Mãe de Deus no Santuário de Atibaia (saiba mais). Há, também durante a catequese, uma motivação para que todos possam ser construtores da nova terra mariana. Encerrando o momento de formação, Jesus Eucarístico esteve no centro, para a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Santa Missa
Ao final da Romaria, após a reza do terço, os peregrinos participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo Mons. José Eduardo Meschiatti, administrador diocesano de Campinas e pároco da Paróquia Santa Teresa de Ávila. A Missa foi concelebrada pelos padres: Francisco Gonçalves, Rogério Canciam, Carlos José Lemos Nascimento, Renato de Moura Petrocco, Caio Augusto de Andrade, Cassio Costa e pelo diácono Salomão Campos da Fonseca.
Em sua homilia, Mons. José Eduardo destacou que “a palavra na celebração tem a missão de nos alimentar a esperança de uma vida eterna, na expectativa do verdadeiro sentido do Shalom: tudo de bom”.
Com as graças da Mãe e Rainha, a Arquidiocese de Campinas é então enviada para construir, em cada canto, uma nova terra mariana.
Fotos: Juliana Dorigo