Rumo aos 50 anos do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai
Maria Rita Vianna – 49 anos de existência vão além de simples idade; traz consigo uma história de vida, uma trilha percorrida, desafios vencidos, deveres cumpridos. Essa é a idade do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, Vila Mariana, São Paulo/SP.
Então, a celebração por esse aniversário, no dia 6 de julho de 2019, vai além de louvar, agradecer, bendizer a Deus Trino e à querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável. A Família de Schoenstatt de Vila Mariana sente-se ainda mais motivada pelo lema da abertura jubilar: “Herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente, construtores de um grande futuro”.
Para começar, Jesus Sacramentado é exposto para momentos de oração, de louvor, de gratidão, de pedidos. Entre cantos e meditação, reina uma emoção geral.
Memórias do início
Recordando e celebrando a história, alguns testemunhos pessoais são apresentados. Alguns representantes da primeira geração da Juventude Feminina e da Juventude Masculina, que pertenceram aos grupos fundadores, trouxeram lembranças desse início pioneiro. Eles recordaram a conquista do Santuário e a participação no lançamento da pedra fundamental.
À sombra deste berço de santificação, ecoa a mensagem do Pe. José Kentenich para a bênção da pedra fundamental: “Quiséramos recordar quantos filhos nativos a Mãe de Deus nos enviou e, pelo que posso julgar e constatar de longe, são em geral caracteres genuínos, sadios, dos quais realmente se pode esculpir algo de grande (…) material do qual se pode esculpir santos”.
Aguça-se a consciência de que cada um é ‘construtor de um grande futuro’ seguindo outro trecho da mensagem do Pai e Fundador: “Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas o Brasil todo (…) um dia se tornará Tabor de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt”.
Sendo esta a última mensagem que o Pe. Kentenich enviou ao Brasil, ela ficou conhecida como Testamento do Fundador, onde é reafirmado o ideal nacional do país: SER TABOR!
E construindo desde já o futuro…
Para bem celebrar o Jubileu de Ouro – 50 anos – em 2020, surgiu o “Projeto Farol Luminoso”. Por meio dele, visa-se reconstruir física e espiritualmente o Santuário, para a grande data do próximo ano.
Como será a reconquista espiritual? Por sorteio das partes do Santuário entre os Institutos, Uniões, Ligas, Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens, romeiros e funcionários despertando a confiança vitoriosa de que o “Projeto Farol Luminoso” será realidade.
O clima de “Tabor” se manifesta em cada face dos presentes – tenda lotada, alegria, desconcentração, momentos de família, momentos de céu na terra.
E, claro, o auge da Abertura Jubilar – a Celebração Eucarística
Foi presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Região Ipiranga na Arquidiocese de São Paulo, e concelebrada pelo Pe. Marius Rossier, que já há quase 30 anos celebra regularmente a Santa Missa no Santuário. Dom José Roberto, cumprimentando a Família de Schoenstatt pelos 49 anos e pela abertura jubilar, trata, em sua homilia, de uma das virtudes de Maria – senão, a principal: a humildade.
Enviados em missão, permanece o anseio de viver este ano esperando, com humildade, receber as bênçãos e graças especiais; também a confiança vitoriosa de que, do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, como Farol Luminoso, se irradiarão as glórias de Cristo e de Maria.
Fotos: Andressa Leal