Começa neste domingo, 14 de julho de 2019, a segunda etapa do Congresso Geral do Instituto Secular Nossa Senhora de Schoenstatt. As delegadas participantes do Congresso são 25 Senhoras de Schoenstatt, provenientes das duas regiões do Instituto na Alemanha, da região da América Latina, das Delegaturas da Suíça e Polônia e de Portugal.
Nesta segunda seção serão realizadas algumas deliberações da comunidade e a eleição da superiora geral e de seu conselho, assim como do diretor sacerdotal da comunidade. A partir deste ano (ad experimentum), a direção geral do Instituto será eleita para seis anos de governo – até então os cargos duravam 12 anos.
O encontro acontece na Haus Regina (a casa-mãe da comunidade), em Schoenstatt, Vallendar/Alemanha. A primeira seção do Congresso se realizou entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano.
A Sra. Maria Augusta Landgraf, brasileira, delegada participante pela América Latina, comenta: “Após 100 anos da Fundação do Movimento de Schoenstatt e 73 anos da constituição jurídica do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, este Congresso Geral representa um grande desafio para a nossa comunidade. Queremos responder ao que Deus nos pede para o tempo de hoje. Não em primeiro lugar adaptar-nos ao mundo que nos rodeia, mas sim escutar a voz de Deus que se faz perceptível nas vozes do tempo. Nosso Pai, profeta para os tempos de hoje, nos impulsa a responder com audácia e valentia, justamente nós, que somos chamadas a viver no meio do mundo sem pertencer a esse mundo. É um privilégio ser chamada a esta vocação de entrega radical a Deus no mundo de hoje tão apartado e necessitado de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo”.