Pela primeira vez o Rio de Janeiro realiza uma missão porta a porta
Maria Dolores Batista Melo – A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro realizou, de 14 a 21 de julho de 2019, a sua primeira “Missão Mariana”. Ele aconteceu no entorno do Santuário, em Vargem Pequena, e no entorno da Paróquia São Sebastião, em Vargem Grande.
70 missionários “em saída”, organizados em duplas, visitaram 585 famílias, que abriram as portas de suas casas para a Igreja. Outras 446 casas, mesmo estando de portas fechadas, receberam um exemplar do “Caro amigo” (uma pequena mensagem de acolhimento e de oração por aquela família). Foram oito dias de “bater à porta”, de encontros, de oração, de surpresas, de alegrias, de expectativas…
A cada dia o Capital de Graças transbordava
A rotina diária começava às 9 horas, no Santuário, com a preparação espiritual; por ela, a partir da meditação da Palavra, todos se aproximavam dos ensinamentos de Cristo para aquele dia. Os missionários responsáveis pela espiritualidade conduziam esse momento, levando sempre uma palavra do Pe. José Kentenich, da qual nascia a proposta de contribuição ao Capital de Graças. No término do dia, a talha se enchia com a oferta de todos!
A cada dia “algo bom vai acontecer”
No primeiro dia aconteceu a pré-missão e os missionários foram preparados e enviados com a Santa Missa. Vestindo a camiseta, colocando a cruz da missão no pescoço e levantando as imagens da Mãe Peregrina, em uníssono proclamavam: “Ela é a grande missionária. Ela realizará milagres!”
Nos dias seguintes, além da visitação às casas, foram oferecidas oficinas para adultos, jovens e crianças. Houve também a “Noite da Família”, quando, num clima mais festivo e de muita alegria, trabalhou-se em pequenos grupos alguns textos da Amoris Laetitia. Após houve música, dança, lanche e, encerrando esta noite, na frente do Santuário aconteceu um momento singelo de oração com a adoração a Cristo Jesus.
No último dia, reunidos numa grande equipe, os missionários partilharam as suas vivências por meio de duas perguntas:
– O que mais me marcou durante a missão?
– O que levo de aprendizado para a minha vida?
Todos tiveram oportunidade de falar e registramos aqui o que foi unânime: a alegria e a gratidão pela participação na missão e a compaixão pelos mais necessitados, tanto nas questões materiais como espirituais. Todos estão levando para as suas vidas um novo olhar, uma nova consciência de que é preciso ser, de fato, uma Igreja missionária.
Alguns depoimentos:
“Agradeço por poder participar da Missão, por levar a Palavra de Deus às famílias, por rezar pelas famílias que nos abriram as portas. Mas, o melhor foi aprender com cada um o sentido da vida, do amor a Deus e ao próximo”
(Rosângela Lopes, coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt do Vicariato Santa Cruz, Arquidiocese do Rio de Janeiro)
“Sem dúvida, foi a experiência mais bonita de todas as missões que participei. Essa Missão foi muito rica em graças e bênçãos da Mãe e tenho certeza de que em breve o [Santuário Tabor] Redenção da Família colherá os frutos desse trabalho. Espero que seja a primeira de muitas missões no Rio de Janeiro”
(Michele Cruz, Juventude Feminina de Schoenstatt, São Bernardo do Campo/SP)
“A missão no Rio de Janeiro foi uma experiência muito rica. Foi a minha 7ª missão, mas cada uma é única. Essa teve um formato diferente, mas os resultados e os frutos sempre serão os mesmos. Gostei muito mesmo, foi bem especial! Que venha a segunda missão, já aguardamos as datas para nos programar”
(Jaqueline Montoya, Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt, Atibaia/SP)
“Que alegria ver nossa primeira missão com tantos frutos! Dias de muitas bênçãos e graças. Uma experiência para toda a vida! Deus abençoe a todos que se empenharam!”
(Joelma Melo, União Apostólica Feminina de Schoenstatt, Rio de Janeiro)
“Rezemos para que as sementes que foram lançadas possam dar frutos!”
(Ir. Lucia Maria Menzel, assessora regional da Liga de Famílias de Schoenstatt)
Boa noite pra vcs todos que o senhor Jesus Cristo abençoe cada um de forma de suas nessecidades Espirituais e temporal.eu recebo cm maior carinho a minha mãe rainha três x admirável e graças alcançadas.em nome do senhor Jesus Cristo amém e Salve Maria Amém.
Favor informar se conheces alguém que organize excursão para o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt no Rio de Janeiro. Saudações !
Olá Haroldo! Não conhecemos, infelizmente. Caso necessite, este é o contato do Santuário:
Estrada dos Bandeirantes, 13.833 – Vargem Pequena
Fone: (21) 2442-1072
E-mail: maeperegrinarj@gmail.com
Programação permanente:
Santas Missas:
– De segunda a sábado às 16hs
– Domingos às 11h30min