Encontro Regional da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem)
Nilkeli Dornelas – Ocorreu, no último final de semana, 20 e 21 de julho de 2019, o V Encontro Regional da Jufem Nordeste, no Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE. Lírios das cidades de Quipapá/PE, Olinda/PE, Garanhuns, Lajedo/PE, Angelim/PE e São Bento do Uma/PE estiveram em retiro para refletir sobre o lema regional do ramo este ano “Filha heroica, sê regiamente pura” e para renovar a Aliança de Amor selada com a MTA.
A programação do encontro contou com palestras sobre o lema, numa perspectiva teológica, sobre moda, redes sociais, oficinas, namoro e ideologia de gênero, além de muita música e oração. A abordagem do lema foi ministrada pela Ir. Glória Maria Melo, assessora da Jufem Garanhuns, tratando do ser filha, heroica, régia e pura segundo a vida de Cristo. Para introduzir a palestra sobre as redes sociais, ministrada por Suellen Figueiredo, realizou-se um teatro demonstrando como os aplicativos podem determinar as ações e distanciar do ideal.
Anterior à Santa Missa, Nilkelly Dornelas trouxe a palestra “regiamente estilosa”, sobre a moda como forma de interligar a alma ao corpo. Já Isabele Ponciano foi responsável pela temática do namoro e da ideologia de gênero, assuntos tão vigentes na realidade das jovens. Para finalizar o primeiro dia de retiro, a vivência abordou o heroísmo, resgatando as personalidades de Schoenstatt que tiveram uma vida heroica.
O segundo e último dia iniciou-se com a assessora de Olinda, Ir. M. Claudete Rauen, refletindo sobre os atuais jubileus. Ela fala sobre os 70 anos do 31 de maio e a coroação da Rainha da Filialidade Heroica, destacando sua importância para a Juventude Feminina, enquanto responsáveis por anunciar e cumprir a missão de apostolado. Também nesse dia, para explorar as aptidões em prol do Movimento de Schoenstatt, realizaram-se oficinas de texto para web, fotografia, ornamentação e artesanato.
Bárbara Mélo e Suellen Figueiredo responsabilizaram-se por partilhar as experiências e conquistas da Jufem Nordeste numa linha do tempo, com dicas práticas de como ser regiamente pura e informações sobre o tão esperado Encontro Nacional, que se sucederá em 2020. Toda a programação, planejada com carinho, resultou em satisfação e espiritualidade das jovens. A Santa Missa finalizou esse momento de partilha e união.