Conquista da Arquidiocese de Florianópolis
Ir. M. Rosequiel Fávero – O domingo, 21 de julho, foi de grande festa para a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da Arquidiocese de Florianópolis/SC. Centenas de missionários e coordenadores lotaram a ‘Tenda dos Peregrinos’ em Biguaçu/SC, no local onde será construído o primeiro Santuário de Schoenstatt em Santa Catarina.
Na jornada diocesana deste ano foi coroada a Imagem Peregrina Auxiliar Diocesana, como culminância de um trabalho com os missionários de toda a Arquidiocese. Também foi uma forma de se unir às celebrações dos 70 anos de coroação da MTA como Rainha da Filialidade Heroica.
Como já é tradição nos encontros em Biguaçu, os participantes, representantes das 13 foranias que compõem a Arquidiocese de Florianópolis, foram acolhidos com o café da manhã.
O dia seguiu em clima de família e alegria, com momentos de oração, palestras e um teatro com o título ‘Por que coroar Maria?’.
Pe. Clodoaldo Kamimura falou a todos sobre o centenário do Congresso de Hoerde e seu significado para a Obra de Schoenstatt. Ir. M. Cleonice Kist recordou a coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica, realizada pelo Pe. José Kentenich no Santuário Tabor (Santa Maria/RS), em 1949.
O ponto culminante foi a Santa Missa, presidida pelo Pe. Clodoaldo, que coroou a Peregrina Auxiliar.
Antes de coroar a imagem, Pe. Clodoaldo recordou porque Maria é rainha: “Ela foi coroada pela Santíssima Trindade no céu. Maria veio ao mundo com uma missão: a de cuidar e acompanhar o Salvador do mundo, o Filho de Deus. E ela cumpriu sua missão. Por isso, recebeu a coroa de rainha do céu e da terra”. Completou afirmando que “coroamos Maria como rainha do nosso apostolado. Ela conta conosco para levar alento, amparo e alegria a seus filhos através da Mãe Peregrina”.
Numa expressão de unidade e colaboração, cada parte da oração de coroação foi rezada pelo coordenador de uma forania. E uma chuva de pétalas coloridas foi lançada por muitos anjinhos na Rainha ‘recém coroada’.
Após a coroação, a imagem da Mãe e Rainha foi levada até o fundo da tenda e voltou passando o ‘seu manto’ sobre todos enquanto todos cantavam ‘Nossa Senhora’! Um dia emocionante, cujas lembranças todos levarão para seus lares.
Fotos 1 (Maria Teixeira Queiroz)
Fotos 2 (Miriam Voss)