Uma conquista do “Exército Orante” da Mãe e Rainha
Karen Bueno – “Queremos que essa coroa seja o sinal pulsante do nosso amor na fronte da Mãe de Deus”. Essas são palavras do Pe. Francisco José Lemes Gonçalves durante a coroação da “Rainha dos Corações Orantes”.
Estamos falando, nesse contexto, sobre a coroação da imagem da Mãe de Deus que acompanha os membros da Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt (Comes) – atualmente em torno de 10.500 pessoas. Neste final de semana, entre 26 e 28 de julho de 2019, a Comunidade se reuniu para o retiro anual no Santuário de Atibaia/SP. Junto com o desejo de oração e de silêncio, traziam consigo todo o amor e o entusiasmo para oferecer a coroa à Rainha.
Marisa Furtado da Silva é de Americana/SP e conta: “Conquistar a coroa foi algo tão especial que não consigo expressar. É maravilhoso para quem vivencia com o coração aberto. Eu fazia as orações e oferecia as contribuições ao Capital de Graças em casa, em união com Deus e com todos os 10 mil membros da Comunidade de Oração”. Ela também acrescenta: “Esse retiro nos ajuda muito a compreender a coroação da Mãe; nos ensina que podemos coroá-la nas alegrias e nos sofrimentos, sempre coroá-la”.
Uma “pedrinha” no oceano do mundo
A primeira palestra do retiro foi aplicada pelo Pe. Francisco Gonçalves, que é capelão do Santuário de Atibaia, no sábado de manhã. Ele se inspira numa comparação feita pelo Pe. José Kentenich: não basta ser uma pedrinha jogada no lago, é preciso ser uma pedra que gere ondas. “É nosso papel, na Comunidade de Oração, ser essa pedra que causa diferença. Inclusive o nosso quadro da Mãe e Rainha Orante foi feito com ondas. Maria é essa grande pedra que caiu no lago do mundo e gera ondas que abraçam o mundo inteiro”. Pe. Francisco também estimula a falar de Maria com coragem, dando testemunho dela para, assim, elevar a Cristo.
Maria Aparecida Pereira Guia Cabrera, de Formosa/GO, faz parte da Comunidade de Oração há um ano. No Santuário, ela aproveitou todas as oportunidades para estar mais próxima de Jesus: “Nunca fiz uma adoração tão profunda como eu fiz nesse retiro. A gente vê o valor da adoração e das orações. Às vezes a gente se detém no ativismo, trabalha em um monte de coisas, mas a vida espiritual deixa a desejar; essa foi a parte que mais me tocou”.
Entregar a vida
Na parte da tarde o Pe. Francisco continuou a reflexão falando sobre a coroa que seria ofertada à Mãe. Não basta só entregar um objeto, ele diz, mas é preciso aprofundar esse gesto, para que tenha significado na vida. “Esses momentos são grandes, mas, de repente, se diluem entre tantas coisas. Que a gente possa viver essa coração e não só entregar uma coroa, um objeto para Nossa Senhora, mas oferecer a coroa da nossa vida, do nosso comprometimento”.
Na parte da noite as Irmãs Adoradoras prepararam uma vivência aprofundando cada parte da coroa.
Coroação
O rito solene de coroação aconteceu no domingo, dia 28. Mais membros da comunidade estiveram no Santuário para participar. A vivência iniciou na Tenda, com a bênção da coroa e algumas reflexões e cantos. Em seguida todos foram ao Santuário, peregrinando, onde se concentraram à frente. Ali o Pe. Francisco e as Irmãs Adoradoras coroaram a Mãe como Rainha dos Corações Orantes, em nome de toda a Comunidade de Oração. “Por trás dessa coroa tem muitos sacrifícios, renúncias e o nosso desejo de ser, no mundo, instrumentos da Mãe de Deus”, diz o padre.
Ao mesmo tempo, todos tiveram a oportunidade de coroar a Mãe num cartão que receberam com a imagem dela. A peregrinação continuou, em seguida, até a capela das Irmãs Adoradoras, onde o quadro foi entronizado. Ali ele fica exposto para todos que desejam visitá-lo.
O retiro foi concluído com a Santa Missa, às 15 horas, junto com os demais peregrinos presentes na Tenda. Na homilia, Pe. Francisco reflete sobre a oração: “Como é o meu modo de rezar diante de Deus? Será que rezo de maneira barganhosa, trocando favores com ele? Ou é uma oração utilitarista, dependendo do que preciso no momento? Como me aproximo de Deus? Será que as nossas orações não são ouvidas porque nos aproximamos de Deus com orgulho e arrogância? Temos que nos aproximar de Deus com a nossa pequenez. Quanto mais nos esvaziamos de nós mesmos, mais Deus nos enche dele”.
A Comes
A Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt é formada por leigos que assumem o compromisso de rezar nas grandes intenções da Igreja e do mundo. Eles se unem, espiritualmente, às Irmãs Adoradoras – do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt – e formam uma corrente de oração em torno do Santuário da Mãe e Rainha. São milhares de pessoas unidas na força da oração.
Se deseja saber mais, clique no link: Mais informações
Fotos: Roberto Doratioto
Linda Coroa e bem merecida nossa Mãe Rainha.Tenho um pequeno santuário na minha casa.Grande graça alcançada e tb sou missionária.
Obs: Gostaria de ter a programação dis eventos, sou dd Maceió mas sempre visito o Santuário daí. Deus abençoe!
Olá Valdete, seja sempre bem vinda ao Santuário.
A programação fixa do Santuário de Atibaia em 2019 está neste link: https://www.schoenstatt.org.br/2018/12/29/santuario-de-atibaia-calendario-2019/