Homens da Arquidiocese de Manaus em retiro
Cleomar Teles da Costa – Nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019 aconteceu em Manaus/AM o sexto Encontro de Formação Espiritual do Terço dos Homens Mãe Rainha do Amazonas. O tema do encontro foi “Terço dos Homens: Não basta rezar, é preciso agir!”, e o lema: “Eis-me aqui!”
Participaram 70 homens de Manaus, Manacapuru, Tefé e Careiro da Várzea. O evento aconteceu na Casa de Retiros Laura Vicuña. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, palestrou sobre o tema central do encontro e presidiu a missa de encerramento.
Segundo Dom Tadeu, “o retiro é um momento importante de parada, onde se faz o exercício de olhar um pouco mais para dentro de si, para a ação que desenvolvemos enquanto Igreja e aqui, de maneira específica, enquanto Terço dos Homens. Todos nós somos homens de oração de espiritualidade, mas vale a pena a gente se perguntar sobre isso, se estamos rezando com qualidade, [se perguntar] como está a nossa relação com Deus e como está nosso exercício de reconciliação com as pessoas”.
O bispo também acentuou que é necessário agir, sair da zona de conforto, transformando a oração em ação. Ao mostrar a passagem de Marta e Maria, explicou que tudo tem seu tempo e cada um é chamado a fazer algo, cada um tem seus afazeres, porém é necessário reservar momentos para contemplação. Também alertou para não entrar na dinâmica da comparação, não se comparar ao outro, mas valorizar o que é bom em si e buscar sempre o melhor, despertar para um olhar único.
Em pauta, foram apresentados aos participantes temas como: “A espiritualidade de Schoenstatt para o THMR”, também esclarecendo a todos os participantes o tema: “Terço dos Homens – sua organização e mística”, “Não basta rezar, é preciso agir”.
Para isso esteve presente o Pe. Argemiro Ferracioli, assessor regional do Terço dos Homens no Norte e Nordeste. Na primeira visita a Manaus, ele explica: “A gente procura ouvir, identificar as dificuldades e limitações, o que precisa acertar e orientar espiritualmente, trabalhar a espiritualidade de Schoenstatt para conservar o carisma e a missão do Terço dos Homens, e projetar o futuro”.
Como conclusão desse retiro percebeu-se que não basta rezar, mas é preciso agir e fazer com que outros irmãos conheçam a mística de rezar o Terço e seu benefício espiritual individual e familiar junto da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Com informações de arquidiocesedemanaus.org.br, por Ana Paula Gioia Lourenço
Fotos: Arquidiocese de Manaus
Nosso retiro foi uma Benção junto com Pé. Argemiro que nos alimentou os Guerreiros de Mãe Rainha. Abrir e esclareceu novidades e no dirimir de outros valores de nossa missão de espiritualidade da mística do THMR. Obrigado Pe. Argemiro, ficamos mas fortificados na sua formação, e, muito em breve estaremos visitando O Santuário de Mãe Rainha em Olinda junto com todos os Guerreiros do Santuário. Paz de Cristo e Amor de Maria.