Um olhar especial aos casais de namorados
Nikolas Oliveira Garcia / Mariane Muniz – Nos dias 27 e 28 de julho de 2019, no Santuário Sião do Jaraguá, realizou-se o 2º Encontro de Namorados. A iniciativa, que ocorreu pela primeira vez em 2018, partiu de jovens casais do Jumas (Juventude Masculina) e da Jufem (Juventude Feminina) do Regional Sudeste que sentiam a necessidade de trabalhar temas do namoro de forma mais profunda, aberta e realista. O encontro foi organizado pela Juventude de Schoenstatt e acompanhado pelos assessores Pe. Afonso Wosny e Ir. Elisa Maria Silva, também foi aberto para casais de namorados que não pertencem aos ramos do Movimento.
O encontro começou no sábado, dia 27, pela manhã com uma palestra do casal espanhol Eduardo e Rosa Aymerich e seus seis filhos. A família Aymerich é uma família missionária que viveu na Índia por um ano, ajudando na fundação do Movimento de Schoenstatt nesse país. Atualmente eles vivem na Costa Rica, sendo assessores da Juventude de Schoenstatt local e membros do Instituto de Famílias.
O casal missionário falou de sua experiência de namoro, dando um testemunho sobre como viver bem essa época da vida, além de partilhar também alguns passos e pilares para a conquista da pureza do namoro.
Olhar ao futuro
À tarde, a Família Aymerich deu um testemunho aberto ao público no Santuário do Jaraguá, no qual os casais de namorados também participaram. E, à noite, houve uma vivência no Santuário, preparada pela família Bueno, Mirian e Daniel, do Instituto de Famílias, encerrando o dia com bastante oração.
O casal de namorados Thiago Pussoli (Jumas Jaraguá) e Alessandra Veras (Lafs São José dos Campos/SP) partilha um pouco de sua experiência no encontro. Thiago diz que “o encontro de namorados superou as expectativas. Iniciando com uma palestra com o casal missionário espanhol, que contou um pouco de sua história e os pilares que foram muito importantes na vida do casal. Foi uma palestra muito rica em informações e troca de experiências entre os casais que ali estavam”.
Alessandra complementou dizendo que “o contato com a família Aymerich foi muito especial. Nos conscientizar que temos também uma missão como casal é algo muito bonito e especial, pois nos coloca uma meta concreta para o que queremos do futuro”. “A vivência da noite, preparada com tanto carinho, também nos tocou profundamente. Cada momento partilhado no Santuário é a certeza de que estamos escolhendo o caminho certo ao lado da Mãe e de Jesus”.
Diálogo, autoconhecimento e autoeducação
No domingo, dia 28, o casal Diego e Milene Motta, também vindos da Juventude de Schoenstatt e hoje membros da União de Famílias, partilharam um pouco de sua experiência de preparação para o casamento e como lidar com as diversas tarefas e nuances da vida de cada um e enquanto namorados. Eles reforçaram a importância do diálogo, do autoconhecimento, da autoeducação e de fazer com que Jesus e Maria estejam sempre presentes no relacionamento.
“Como momento mais marcante, particularmente, considero a palestra que ocorreu no domingo. Nela, nos fizeram compreender a existência das diferenças que o casal possui e a maneira ideal de trabalhar e mediar os conflitos com diálogo”, disse Thiago.
Além dos momentos de partilha, dinâmicas, vinculação, diálogo e troca de experiências entre cada casal e entre todos os presentes, o contato com famílias do Movimento e o diálogo aberto sobre temas e dificuldades do namoro contribuíram muito para o crescimento de cada um, pois, são temas e experiências muitas vezes não tocados no dia a dia.
“Este encontro de namorados foi algo que nos preencheu muito, pois, com a rotina, alguns pontos – como a espiritualidade – acabam caindo no esquecimento. Todos os pontos apresentados pelos casais foram muito importantes e, com certeza, serão levados para o futuro” finalizou Alessandra.