Elas vieram para ficar, para ser e para fazer história. É isso o que mostram os quase 100 anos da Coluna Feminina de Schoenstatt. Em 2020 o Movimento Apostólico recorda o centenário de ingresso das mulheres na Obra, com a fundação da Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt (Lafs).
Atualmente uma equipe internacional se envolve com os preparativos do centenário. São representantes da Lafs que estão à frente desse trabalho: “Como equipe, nossa primeira tarefa foi encontrar um lema pelo qual nós esperamos que todos os países, nações e culturas possam se encontrar e se identificar”, elas descrevem.
É assim que surgiu o lema internacional do centenário:
Contigo a vida é mais Maria
(mit dir ist Leben mehr Maria)
Aqui está um pequeno resumo do que está por trás deste lema:
➢ “MARIA” – Maria é a nossa missão: nela se torna concreta como deve ser a nossa feminilidade. Ela é um fundamento na Aliança de Amor, pois com ela tudo se une. É inovador para a minha vida, é a nossa visão para o futuro: devemos nos tornar uma pequena Maria. Como Maria, queremos ir ao povo como um Tabernáculo vivo. Como Maria, cada uma de nós é amada, chamada, enviada por Deus. Cada uma tem uma missão para a realidade em que vive.
➢ “CONTIGO” – aponta para a Aliança de Amor com a Mãe de Deus, com o Deus Trindade, com o nosso Fundador e também entre nós. Não estamos sozinhas, porque estamos unidas, pela nossa Aliança de Amor, numa comunidade de coração a coração, de país a país.
➢ “A VIDA É MAIS” – Uma vida da Aliança de Amor me enriquece, faz o meu “eu” crescer. A minha vida se torna mais com Maria – não importa em qual idade me encontro, em que situação de vida, ou país onde vivo. Podemos nos alegrar com nossas vidas e moldá-las com alegria.
➢ “MAIS” – essa expressão também desafia a não viver superficialmente, mas ir às profundezas. Maria nos diz que somos importantes. Então, comigo a vida é mais, porque eu também posso contribuir com algo para criar uma atmosfera mariana ao meu redor.
Coroação
A equipe internacional também convida todas a se unirem numa corrente de coroação:
Em 8 de agosto de 2020 queremos renovar a coroação da Mãe de Deus como Rainha das mulheres no mundo inteiro. Mais do que nunca precisamos da Rainha neste momento. Com a coroação, nós também nos oferecemos como um preço de resgate pela autêntica feminilidade, conforme a imagem de Maria. Em 8 de agosto de 2020 vamos realizar essa coroação no Santuário Original e todas as presentes são convidadas a trazer suas imagens da MTA e/ou coroa, para renovar a coroação neste local de graças.
Aquelas que não puderem participar em Schoenstatt podem enviar sua imagem da MTA ou coroa e, em seguida, ter a oportunidade de se sintonizar com a celebração a partir de seu Santuário Lar em todo o mundo.
O formato da coroa é livre, então surgiu a ideia de que cada uma de nós, não importa onde viva, possa se tornar um “Ponto de acesso mariano”.
Um “Ponto de acesso mariano”
Do nosso Santuário Lar e de nós mesmas deve se irradiar uma atmosfera mariana em nossa vida cotidiana. Se vivemos a nossa Aliança de Amor, unidas ao Santuário Lar, onde o Espírito Santo é para nós como que um “roteador”, então todo mundo pode ter livre acesso a nós e em nós experimentar as três graças de romaria: a graça do abrigo, a graça da transformação espiritual e graça da fecundidade apostólica. Este não é um pensamento maravilhoso? Assim, podemos ser, em todo o mundo, pontos de acesso mariano, como que “roteadores” que emitem onda marianas.
Imediatamente essa ideia se transformou num símbolo, que está ligado ao lema:
Do nosso Santuário Lar e de nós mesmas – ambos como “hotspots Marianos” [1] – deve irradiar nova vida. O ponto interior é Cristo, o centro de nossas vidas. Deste ponto central (Cristo) atua o Santuário Original. As três ondas representam as três graças de peregrinação, que se irradiam na forma de uma coroa com cinco pontas, representando Schoenstatt em todos os cinco continentes.
De novembro de 2019 a julho de 2020 a Coluna Feminina será motivada a realizar uma novena, inspirada na estrofe do Hino de Instrumento: “Dá-nos ser reflexos teus…”. Para baixar o conteúdo da novena, clique aqui.
Como escreve a equipe internacional, “vamos começar a ser pontos de acesso mariano, como nosso Fundador disse certa vez: Seja o que você é! Na melhor forma possível!”
[1] Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio (tecnologia Wi-Fi) está disponível para ser utilizada
Excelente trabalho! Parabéns!