União e vinculação no Nordeste
Arthur Correia – Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns/PE, o segundo Encontro Regional do Jumas Nordeste (Juventude Masculina de Schoenstatt). Dessa vez, além dos jovens de Olinda/PE, Garanhuns e Mauriti/CE, os jovens de Quipapá/PE e Missão Velha/CE também participaram do encontro, unindo-se definitivamente ao regional. O encontro contou com a participação de quase 50 jovens, colocando em evidência o crescimento da Juventude Masculina no Nordeste.
Preparação para mais um regional
Depois do sucesso do primeiro Encontro Regional do Jumas Nordeste, a expectativa para a segunda edição do encontro só aumentava. Com a chegada de mais duas cidades ao regional, o segundo Encontro, que ainda era planejado, prometia ser uma nova etapa na vida do Jumas Nordeste, um evento que marcaria definitivamente o crescimento da Juventude Masculina na região.
10 anos do Ideal Nacional
O tema escolhido para dar início ao encontro foi a história dos 10 anos do Ideal Nacional do Jumas Brasil – “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”. Além de abordar o início da vinculação nacional, fator essencial para construção do ideal, os elementos que compõem o ideal também foram apresentados e trabalhados. Finalizando o dia, o Jumas Nordeste participou de um momento no Santuário onde todos os jovens renovaram seu compromisso de lutar pelo Ideal Nacional, que este ano completa seus 10 anos.
20 anos do início do Jumas no Nordeste
O segundo dia foi especial para a Juventude Masculina do Nordeste. Com uma unidade regional que começa a se construir, comemoraram juntos os 20 anos do início do Jumas na região. Essa parte do encontro, conduzida pelos representantes de Olinda, pioneiros no Nordeste, reuniu depoimentos dos primeiros integrantes. Juventude essa que, com seu início tímido que contava com apenas dois membros, teve uma evolução poderosa, até se desenvolver plenamente e conquistar novas gerações e novas cidades. O dia também foi finalizado com uma vivência, que destacou a importância de manter-se vinculados para levar o Fogo do Cristo Tabor.
Um olhar para o futuro
Por fim, o último dia do encontro foi dedicado a olhar para o futuro do Jumas na região. Percebendo a construção e o fortalecimento desse vínculo regional, os jovens se preparam para expandir o ideal do ramo para outras cidades. Também preparam-se para os próximos eventos, especialmente a XII edição do Fórum Nacional, que, pela primeira vez, ocorrerá no Nordeste! Certamente será uma ótima oportunidade para o Jumas local mostrar toda sua representatividade a nível nacional.
Vinculação regional
Com o crescimento recente do regional, que até 2016 contava apenas a cidade de Olinda, a vinculação do Jumas Nordeste começa a ser construída gradativamente. São encontros como esses que fazem os jovens sentirem que o Jumas vai além de suas cidades e que pertencem a algo maior. A vinculação regional, que teve seu início no primeiro encontro e que se fortalece ainda mais nessa segunda edição, com certeza ajuda esses jovens a renovarem diariamente o compromisso de seguir o ideal da Juventude Masculina, levando, por meio da vinculação com a Mãe de Deus, o Fogo do Cristo Tabor para incendiar o mundo inteiro