16º Encontro da Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese de Montes Claros
Paulo e Sônia Maria Cruz de Souza – O primeiro fim de semana do mês de agosto, mês dedicado às vocações, é marcado com a realização do 16º Encontro Arquidiocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Montes Claros/MG. Ele aconteceu no salão paroquial da Igreja São João Batista, na cidade sede da Diocese, no domingo, dia 4. O encontro contou com participação de um pouco mais de 200 pessoas.
O ministério de música, composto por jovens e adolescentes da cidade de Jequitaí/MG, animou a todos. Com alegria ensinaram a cantar a frase lema do encontro: “Família missionária: constrói a nova terra mariana!” Assim, todos os participantes foram envolvidos e bem acolhidos, no início da manhã.
A Ir. Márcia Maria Gusmão, enviada pelo Secretariado de Atibaia/SP, deu continuidade ao encontro refletindo sobre o tema central. Ela estimulou os participantes a serem construtores fiéis e corajosos da nova terra mariana, seguindo o exemplo de João Luiz Pozzobon como um autêntico missionário formado na Escola de Maria. Também enfatizou que a Mãe de Deus merece um lugar de honra em todos os lares e que é possível criar uma terra santa de famílias e formar santos membros de famílias.
Um rosto jovem
No encerramento desta manhã, foi realizada a missa, presidida pelo pároco da Igreja São João Batista, Pe. Gilberto Rodrigues dos Santos Júnior. Em sua homilia, falou com clareza do servir missionário em sua totalidade, deixando para trás as vaidades das vaidades, e procurar ser instrumentos nas mãos de Deus com alegria e por amor. Logo após a missa, foi servido o almoço.
No segundo momento do encontro, as adolescentes de Jequitaí fizeram uma apresentação musical, prendendo a atenção de todos ao contemplar os rostos das juventudes. O cuidado da Campanha da Mãe Peregrina em envolver os jovens no 16º Encontro Arquidiocesano teve o propósito de lembrar que 2019 é o ano instituído pelo Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, como o “Ano Arquidiocesano das Juventudes”. Os jovens foram os responsáveis por toda a animação musical neste dia. Eles cantaram e encantaram com as músicas próprias do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Para finalizar, foi realizada a adoração ao Santíssimo, momento de gratidão por todos os acontecimentos, também de entrega pelos acontecimentos que ainda virão. Assim, todos são enviados como semeadores comprometido com a tarefa de conscientizar a todos da importância de bem celebrar o mês de outubro, mês missionário extraordinário.