Cerca de 65 brasileiros estarão em Schoenstatt para a celebração jubilar que marca os 100 anos do Congresso de Hoerde. Grupos organizados e peregrinos individuais já chegaram ou estão a caminho, embarcando durante este final de semana. Dentre esses está o grupo coordenado pela União de Mães, com 16 pessoas, como conta a dirigente Lia Hurtado:
Nós nos autodenominamos “Os Peregrinos de Hoerd”, porque o que nos impulsionou foram as comemorações do centenário. Saímos do aeroporto de São Paulo no último 3 de agosto. Somos 16 peregrinos de vários locais do Brasil, sendo sete mães da União Apostólica e os demais são membros e amigos de Schoenstatt. Chegamos a Roma e muitos de nós tiveram a alegria de ver o Papa Francisco bem de pertinho na Audiência Papal. Ali, junto aos demais peregrinos do mundo inteiro, pudemos acompanhar a catequese da quarta-feira e receber a benção do Santo Padre.
Tivemos a alegria de visitar os Santuários de Schoenstatt em Roma, Belmonte e Cor Ecclesiae. Poder subir a Escada Santa e visitar a Basílica de Santa Maria Maior foi um privilégio, pois chegamos no seu dia de festa, Dia de Nossa Senhora das Neves, e sentimos a emoção do cair da neve em uma simulação festiva.
Passamos por Assis, Pádua, Florença. Pernoitamos em Quarten, na Suíça, junto ao Santuário de Schoenstatt da Imaculada. Ali visitamos a antiga Casa Provincial, que recebeu várias vezes nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, nos anos 30, 40 e 50. Também tivemos a oportunidade de apreciar um quadro da Mãe que recebeu a coroa, cujo título é ‘Rainha dos Povos’.
Passamos por Munique e Dachau. Estamos felizes em recordar lugares e termos vivências únicas, sendo que a maioria de nós vem pela primeira vez para realizar o seu sonho.