Veja os conteúdos trabalhados em Schoenstatt e faça download dos materiais
Cerca de 700 pessoas acompanham, em Schoenstatt/Alemanha, a celebração do centenário de Hoerde (saiba mais). Neste final de semana, entre 16 e 18 de agosto de 2019, a programação jubilar trouxe especialistas e temas atuais em diálogo, unindo história, atualidade e missão. Acompanhe um resumo e baixe os materiais disponíveis:
Seus corações inflamaram-se
A abertura aconteceu ao redor do Santuário Original, no dia 16 à noite. Na manhã de sábado, a pergunta instigante questionava: o que incendiou os corações dos jovens em Hoerde? Baseando-se nisso, Ir. M. Nurit Stosiek descreveu as forças motrizes e o impulso inicial para a realização do Congresso, em 1919.
Ela também tenta identificar se atualmente existem pessoas com o coração abrasado, como aconteceu há cem anos: “Esses ‘tipos de Hoerde’ encontram-se em todo o lugar onde pessoas descobrem, na Aliança de Amor, a si mesmas e a sua missão pessoal e se torna realidade a palavra: ‘Seus corações se inflamaram!’. […] Tipos de Hoerde, hoje, são pessoas com uma identidade forte que fazem a si mesmas exigências com entusiasmo, a fim de permanecerem em contato com o que consideram algo de valor”.
⇒ Palestra completa em Português: Ir. M. Nurit
A reflexão de Ir. M. Nurit foi complementada com palavras do Sr. Herbert Lauenroth, representando o Movimento dos Focolares. Ele traz a estrutura do seu Movimento como um exemplo para viver a unidade na diversidade. Também ampliou a reflexão o pastor luterano Thomas Römer, da YMCA (Associação Cristã de Moços) de Munique. Para ele, “os movimentos cristãos são fundações do Espírito Santo. São respostas às necessidades dos tempos, são carismas de Deus para o mundo e para a Igreja”.
⇒ Palestra completa em Português: Pastor Thomas Römer
Em unidade
À tarde, o Pe. Heinrich Walter, da Coordenação Internacional do Movimento de Schoenstatt, falou sobre o espírito comunitário original de Hoerde: “Nós – não eu” (Pe. Kentenich). Ele menciona a forma de trabalho do Pe. José Kentenich, com três características essenciais:
+ Minha Obra é Obra vossa
+ O contato mútuo cria uma fecundidade superabundante
+ Dar o melhor da alma
⇒ Palestra completa em Português: Pe. Heinrich Walter
Os casais Elizabeth Field e Alejandro Robles, da Costa Rica, e Melanie e Ulrich Grauert, da Suíça, levaram sugestões e experiências sobre a cooperação para projetos de evangelização.
À noite, os peregrinos estiveram em contato com uma variedade de frutos e ideias criativas que surgiram do “Fogo de Hoerde”. Cerca de 50 projetos apostólicos, de vários lugares do mundo, foram apresentados.
Minha missão pessoal
A celebração continuou no domingo de manhã, com a palestra da brasileira Geni Maria Hoss, da União Feminina de Schoenstatt, de Curitiba/PR. Ela fala sobre os desafios do tempo presente, sob o lema “… usa-nos segundo tua vontade!”. Para Geni, “é importante não somente aquilo que anunciamos, mas também como anunciamos, para que chegue a todas as realidades humanas e culturas”.
Ele coloca o Congresso de Hoerde em diálogo com a realidade atual da Igreja e da sociedade: “Portanto, se a Igreja quer estar presente, de modo significativo, em todas as periferias humanas, então ela não pode imaginar e desejar nada confortável. Esta Igreja o Pe. José Kentenich tinha diante de si quando disse: ‘Não ficar calmamente sentado e dizer: se quiserem, então venham! Não, não! Nós vamos ao mundo. Não é o mundo que deve vir até nós, nós devemos ir ao mundo’.”
⇒ Palestra completa em Português: Geni Maria Hoss
⇒ Reflexão – “Ser Apóstolo no mundo, como o Pe. José Kentenich”
À tarde celebrou-se a Santa Missa jubilar, presidida pelo bispo da Diocese de Fulda e membro do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt, Dom Michael Gerber.
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, acontecem os encontros internacionais de cada comunidade da União Apostólica. Na terça-feira, dia 20, haverá, em Schoenstatt, a Missa Solene no dia do jubileu. Em torno de 65 brasileiros estão presentes acompanhando a solenidade.
Com informações de schoenstatt.de
Fotos: Schoenstatt International
Sou Cleomar Teles da Costa, acompanho o terço dos homens da Mãe Rainha Três vezes Admirável de schoenstatt,
Moro em Manaus Amazonas, tive o privilégio de conhecer o coordenador Geral Norte e Nordeste, Padre Argemiro.