Nova organização da União Internacional dos Sacerdotes Diocesanos
Karen Bueno – 20 de agosto de 2019 tornou-se um dia memorável para os membros da União Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. Nessa data deu-se a nova organização da comunidade. A cerimônia aconteceu no Santuário Original de Schoenstatt e a Santa Missa foi celebrada, junto com vários peregrinos do Movimento, na Igreja da Adoração. Estiveram presentes, para a cerimônia, sacerdotes delegados de 15 países, além de muitos participantes das celebrações do centenário do Congresso de Hoerde.
“A União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt sempre existiu, desde a época do Pe. José Kentenich [que é o Fundador]. Só que ela nunca foi organizada de modo sistemático como nós temos hoje”, explica o Pe. Heitor Morschel, dirigente da comunidade no Brasil. Ele e o Pe. Miguel Louzada Costa, ambos da Arquidiocese de Porto Alegre/RS, participam da solenidade.
O coordenador da Presidência Internacional de Schoenstatt, Pe. Juan Pablo Cattogio, reconheceu e oficializou a nova organização da União de Presbíteros. Com esse ato, a União dos Sacerdotes atualiza seus estatutos e adquire a sua liberdade e autonomia federativa interna, descentralizando as atividades dirigentes na própria comunidade. “Permanecemos unidos ao Movimento de forma jurídica e livre. Amanhã faremos a aprovação dos estatutos internacionais”, complementa o Pe. Heitor.
O que muda na prática?
O Pe. Heitor Morschel explica: “Antes havia um sacerdote que representava toda a União, do mundo inteiro, e agora não é mais assim; agora existe um conselho representativo de sacerdotes que está à frente, representando todos os países por meio de um organismo internacional”.
Na cerimônia já foram também oficializadas três Regiões na Alemanha – norte, centro e sul – e também a Região da Argentina. Cada Região tem um sacerdote responsável, chamado de ‘chefe regional’. Até agora havia uma direção centralizada em uma única pessoa. Na prática, além da autonomia de cada Região na Alemanha, cada país também terá a possibilidade de criar sua própria Região, com comunidades oficiais constituídas. Tudo isso possibilita um melhor acompanhamento para o início em novos países, uma melhor assistência no cultivo da espiritualidade e, entre outros, projetos comuns de ações apostólicas.
Estes são sacerdotes chefes de cada Região no momento:
Região Argentina: Pe. Maximiliano Bartel
Região norte da Alemanha: Pe. Andreas Neuser
Região central da Alemanha: Pe. Franz Kraft
Região sul da Alemanha: Pe. Dietmar Hermann
O Conselho Internacional da comunidade está assim formado: o novo Secretário Geral é o Pe. Alejandro Blanco (La Plata / Argentina). O Pe. Hubert Vonlanthen (Suíça) e o Pe. Benno Riether (Alemanha) também são membros do Secretariado Internacional
Atualmente a União dos Sacerdotes conta com cerca de 250 membros, em 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Burundi, Chile, Alemanha, República Dominicana, Camarões, Índia, Cuba, Peru, Portugal, Suíça, Chade e República Checa. Com a nova constituição – complementa o Pe. Heitor – “nós, padres do mundo inteiro, estamos federados, ou seja, estamos unidos em uma organização internacional junto ao Movimento Apostólico de Schoenstatt”.
⇒ Mais informações sobre a União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt
Fotos: Pe. Heitor Morschel