Celebração jubilar em Jacarezinho
Álvaro Coutinho / Ir. M. Vilma Vassoler – A catedral diocesana Imaculada Conceição, de Jacarezinho/PR, acolheu a celebração de dois importantes jubileus da história de Schoenstatt: os 70 anos da coroação da Mãe de Deus como Rainha da Filialidade Heroica e o centenário do Congresso de Hoerde, que deu início ao Movimento de leigos em Schoenstatt. Os membros do Movimento reuniram-se no dia 20 de agosto de 2019, às 19h30min.
O que são esses marcantes acontecimentos em nossa história? Veja mais sobre eles
A celebração incluiu vários momentos, abrangendo o espírito de Hoerde ontem, hoje e sempre.
As tochas, que foram acesas no início da hora comemorativa, expressaram o desejo e o compromisso dos membros do Movimento de que a chama da missão arda e permaneça acesa nos corações, pois o “amor de Cristo nos impulsiona”. “Enquanto nosso coração não der sua última batida, enquanto uma única fagulha de entusiasmo sagrado arder em nós, lutaremos por Schoenstatt”.
Um momento de emoção e rica espiritualidade
Reviver e celebrar esse centenário de Hoerde convida a deixar Cristo transfigurar a vida de cada um. E essa transformação em homens novos só acontece no encontro com esse mesmo Cristo no Tabor. Com isso, o ponto alto da noite foi o momento de encontro com Jesus Eucarístico. Foi uma hora de profunda gratidão a Jesus, que conduz toda a história de vida pessoal e elegeu a cada um como apóstolo leigo para a transformação da Igreja, assim como aqueles jovens de Hoerde.
A noite jubilar encerrou-se com a coroação da Mãe e Rainha, tornando presente o espírito com que o Pe. José Kentenich realizou e suplicou: “Que todos os filhos de Schoenstatt recebam e conservem, até o fim dos tempos, a graça da filialidade heroica e, com ela, a garantia do elemento essencial de nossa espiritualidade” (20.08.1949)