Tempos de formação, crescimento e vivências em Schoenstatt
Karen Bueno – Nesta quinta-feira, 22 de agosto de 2019, começou em Schoenstatt o Seminário Internacional “Leading to Love” (Liderando para o Amor), na versão em língua portuguesa. Oito casais brasileiros estão participando.
“Esse Seminário quer ser uma contribuição concreta da Obra das Famílias de Schoenstatt para o fortalecimento do matrimônio e da família e sua projeção no mundo, no contexto de um ‘Schoenstatt em saída’, que está chamado a entregar à Igreja sua riqueza original”, explicam Andreia e Luis Carlos Mozzato, da equipe responsável pela organização do curso.
Os brasileiros participantes são:
Alexandre e Cassia Ferreira, Londrina/PR, Liga de Famílias
Plínio e Dariane Schein, Canoas/RS, Instituto de Famílias
Cícero e Lucia Oliveira, Londrina/PR, Campanha da Mãe Peregrina
Paulo e Mellina Deliberador, Londrina/PR, Liga de Famílias
Elcio e Maria Aparecida Verceze, Ibiporã/PR, Liga de Famílias
Luiz Carlos e Vilma Guimarães, Campinas/SP, Liga de Famílias
Willians e Lidianne Furlan, Curitiba/PR, Liga de Famílias
Luis Carlos e Andreia Mozzato, Londrina/PR, Instituto de Famílias
Para Plínio Schein, participar do Seminário nesses lugares sagrados é uma oportunidade especial: “Todo schoenstattiano gostaria de um dia ir a Schoenstatt, visitar o Santuário Original, rever a história que vem desde 1914; também ir na Igreja da Adoração, rezar no túmulo do nosso Pai… Para nós esse também era um desejo enorme”. Ele acrescenta: “No curso ‘Liderando para o Amor’ a gente vai aprofundar os marcos [da história de Schoenstatt] e também fazer visitas guiadas com as pessoas que convivem em Schoenstatt e têm mais informações. Para mim, fazer esse curso é muito importante também enquanto casal, para crescermos em nossa afetividade, em nosso amor”.
Dariane Schein complementa: “A expectativa de ir é aprofundar o vínculo com os três pontos de contato de Schoenstatt, que são o Santuário, a Mãe de Deus e o Pai e Fundador. Estar em Schoenstatt é nos imbuir daquele espírito, da riqueza da espiritualidade, para que eu possa voltar ao Brasil e servir melhor em minha missão como esposa, como mãe, como membro da comunidade do Instituto e membro da Igreja”.
No coração de Schoenstatt
Segundo os organizadores, esse seminário, que acontece pela terceira vez em língua portuguesa, “está sendo muito valorizado pelos participantes. Eles podem experimentar dias de profunda renovação de sua Aliança de Amor, de sua vocação matrimonial e familiar e de sua consciência de missão, bem como uma aproximação com a paternidade e o carisma profético de nosso Pai e Fundador em cada lugar santo de Schoenstatt”.
Em 2019 os palestrantes serão o Pe. Eduardo Aguirre, Pe. Marcel Mouras, Pe. Ivan Simicic, Ir. M. Isabel Machado, Douglas e Vivian Moser, José Antonio e Patrícia Köstner, Michael e Margaret Fenelon. Também estará, em algumas celebrações e vivências, o Pe. Antonio Bracht. “A novidade do Seminário é a metodologia utilizada – explicam os organizadores – que combina conceitos com vivências, com vinculação a lugares históricos onde nosso Pai se entregou pela missão de Schoenstatt e com aplicação de dinâmicas individuais, de casal e comunitárias”.
Para mais informações escreva para: leadingtoloveport@gmail.com