Entrega do cetro à Rainha da Liberdade
Poliane Bôsco – A noite do sábado, dia 17 de agosto de 2019, ficará na história do Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG. A Família de Schoenstatt recebeu o cetro original que foi entregue à Mãe e Rainha, no Santuário Tabor em Santa Maria/RS, pelas mãos do nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich há 70 anos. Esta relíquia (leia mais) está peregrinando pelos Santuários até o dia 15 de setembro, quando será entregue à Mãe e Rainha de Schoenstatt no Santuário de Atibaia/SP.
Ao cair da tarde, cerca de 200 membros do Movimento se reuniram em frente ao Santuário. Na estátua do Pe. José Kentenich estava depositado o cetro original, tendo como guardiães os jovens da Juventude Masculina. Ao redor da estátua estavam os quadros dos Santuários Lares dos membros da Família de Schoenstatt, que naquele dia iriam também entregar o cetro à Mãe de Deus.
Vivência
Foi dado início à vivência, para juntos entregarem simbolicamente o cetro à Rainha da Liberdade. Kennedy Rocha, pertencente à Liga de Famílias, destaca a importância desse momento de reflexão: “Durante a celebração pudemos refletir a história que envolve o Cetro, seu significado dentro da Família de Schoenstatt e também a importância de oferecer o Cetro à Mãe e Rainha da Liberdade. Foi um momento único para toda Família, que tocou o coração de todos os filhos e filhas de Schoenstatt ali presentes”.
Cada ramo, comunidade e apostolado da Obra de Schoenstatt teve um momento em frente ao cetro, para ali depositar as suas intenções e entregá-lo espiritualmente para a Mãe e Rainha. Assim, a Rainha da Liberdade foi convidada a empunhar o cetro sobre a Família de Schoenstatt.
Entrega do cetro
O cetro original foi então levado ao Santuário e depositado no altar. Neste mês o Santuário foi presenteado com a restauração do Tabernáculo e com a colocação das placas internas. O Santíssimo foi então exposto e todo puderam adorar a Jesus Eucarístico.
Após este momento de adoração, o casal presidente do Conselho entregou o cetro à Rainha da Liberdade. Todos puderam, em um momento de silêncio, contemplar a imagem da Mãe, oferecendo a ela sua intenção particular ao lhe entregar também um pequeno cetro em seu Santuário Lar.
“A nossa alegria e emoção não se deu apenas por termos conquistado o cetro, que simbolicamente passou a ser conduzido pela verdadeira Rainha, mas por termos experimentado, mais uma vez, a certeza da nossa fragilidade e da nossa dependência constante e permanente da vontade e dos planos de Deus por meio da Mãe de Jesus e nossa Mãe”, dizem José Evangelista e Fátima Giarola.
Para encerrar a noite os presentes participaram de um jantar de confraternização.
“Entregar o Cetro à Mãe de Deus significou mais do que um homenagem à Nossa Senhora, pois renovamos a nossa Aliança de Amor e entregamos a ela, mais uma vez, de forma plena e livre, a nossa vida e a nossa família, para que ela reine e governe sobre nós”, acrescenta Kennedy Rocha.