Enviado o altar do futuro Santuário de Corrientes
Ir. M. Rosequiel Fávero – Um grupo animado de 110 peregrinos argentinos passou o final de semana de 9 a 11 de agosto junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria/RS. Chegaram com uma missão muito importante: levar consigo, à pátria, o altar para o futuro Santuário de Schoenstatt em Corrientes. Este altar é o penúltimo feito na oficina dos Irmãos de Maria, em Santa Maria/RS.
Já no sábado de manhã os argentinos foram buscar sua ‘preciosidade’ na oficina. Para dar espaço a tamanho tesouro, cada peregrino renunciou suas malas. Todos deviam carregar consigo o mínimo possível, numa bolsa que pudesse ser levada no ônibus, pois os bagageiros estavam inteiramente reservados para o altar.
Após uma breve oração e bênção do ‘bagageiro lotado’, o grupo escolheu uma pequena parte do conjunto que compõe o altar para acompanhá-los durante a peregrinação em Santa Maria e arredores: a parte de cima do tabernáculo, que normalmente é ocupado pela cruz. Esteve com o grupo o tempo inteiro: nas Missas na Capela Tabor e no Santuário, na Casa Museu João Pozzobon, nos passos do Pai e Fundador, etc.
Gratidão
Algo também marcou o grupo: depois de muitos anos, os altares para Santuários filiais não serão mais fabricados em Santa Maria. Com a morte repentina do Sr. Manfred M. Worlitschek, do Instituto dos Irmãos de Maria, a fábrica de móveis e órgãos de tubos fechou suas portas. O altar para o Santuário de Corrientes tornou-se, para os peregrinos, uma ‘herança’ dos Irmãos de Maria. Por isso, leram na primeira Missa na Capela Tabor um histórico da vida do Sr. Manfred.
Todos estavam gratos pela acolhida das Irmãs de Maria e da equipe de Pastoral do Santuário Tabor, como testemunha Martin Esquivel: “Nós nos sentimos ‘parte do Santuário Tabor’, acolhidos como família sob o manto de Maria. Nós levamos daqui um tesouro, que será fundamento para o Santuário de Corrientes”.
Com a mesma alegria com que partiram de Santa Maria, foram acolhidos pela Família de Schoenstatt de Corrientes na madrugada de 12 de agosto. De Schoenstatt para Schoenstatt, de Família para Família.
Fotos: Ir. M. Márcia Alves / Martin Esquivel / Javier Ramon Sandoval