Cerca de 400 motociclistas homenageiam o Diác. Pozzobon
Alberto Olivier – Ocorreu neste domingo, dia 25 de agosto de 2019, a 6ª Moto Romaria João Luiz Pozzobon, entre Santa Maria/RS e São João do Polêsine/RS.
O evento é oficial nos dois municípios, ou seja, é bi-municipal, e realizado pela Associação João Luiz Pozzobon. Este ano teve a participação de mais de 400 motociclistas, segundo a Polícia Militar, vinda da Região Central do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Maria.
A programação começou às 7 horas com o tradicional “Café dos Moto Romeiros”, no ponto de partida. Às 8h30min o comboio de motos, tendo à frente a imagem da Mãe e Rainha, foi conduzido pelo Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar por um trajeto de 40 quilômetro, até a Casa Museu João Luiz Pozzobon. O ponto final da romaria é o local onde nasceu o Servo de Deus João Luiz Pozzobon, na localidade de Ribeirão (município de São João do Polêsine).
No local ocorreu o ponto alto do Evento: a missa campal dos Moto Romeiros, presidida pelo Pe. Vandemir Meister, atual postulador da Causa de Beatificação de João Luiz Pozzobon na Arquidiocese de Santa Maria.
Pe. Vandemir, em sua homilia, destacou as virtudes, a fé, a coragem, a determinação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, que fizeram dele candidato à beatificação e santificação. Pe. Vandemir também explicou porque a moto romaria tem um guidão de moto junto ao escudo. Ele diz que no guidão da moto estão os comandos que a fazem avançar e andar com segurança. Sem os comandos, ela cai e o motociclista também. “Assim deve ser nossa vida”, diz ele. Deus é o guidão que nos conduz e nos faz avançar pelos caminhos corretos deste mundo.
Os motociclistas têm paixão em percorrer grandes distâncias pelas estradas deste mundão. João também percorreu grandes distâncias (140 mil quilômetros no total), porém, a pé, levando a mensagem de paz às famílias, rezando o Santo Terço. É isso que inspira tantos peregrinos a participarem da romaria, muitos pela primeira vez.
Após a Missa foi servido o almoço, com a participação de cerca de 150 motociclistas. Foi um grande evento e, sobretudo, uma grande graça que se dá às vésperas do recém-proclamado ‘Ano João Pozzobon’.
Fotos: Alberto Olivier