“Uma ‘catapulta’ para os braços e o coração da Mãe”
Pamela Sfalcin / Luciano Battisti – Dizia o Pe. José Kentenich: “quem quiser conquistar os corações, deve dar em troca o seu coração!”. Essa frase expressa muito bem a caminhada e a entrega do ‘grupo de namorados’ de Schoenstatt de Porto Alegre/RS. Foram três casais que se prepararam durante o ano de 2019 para a troca de corações com a Mãe de Deus, a sua Aliança de Amor pessoal com ela, que ocorreu no dia 18 de agosto do mesmo ano.
Os casais de namorados que buscaram a Aliança de Amor foram Mariana Peixoto e Lucas Martins, Michele Sena e Bruno Colares, Rossana Ruschel e Bruno Valentini. Eles foram acompanhados pela assessora local do Movimento e por casais que participaram desse círculo de Aliança no ano passado.
Mariana e Lucas contam: “A Aliança de Amor, para nós, foi muito significativa, um novo chamado de Maria para nossas vidas e um sinal de cuidado por nós. Se hoje perseveramos em ter Cristo como centro do nosso relacionamento é porque temos Maria como Mãe. E com uma Mãe como Maria nos cuidando, vamos até o céu, abrasados por essa ternura. Louvamos a Deus pelo Pe. Kentenich, que foi inspirado por Deus e pela Mãe a levá-la a todos e formar novos corações filiais voltados para Cristo”.
Preparação
Era preciso se desligar do mundo, o máximo possível, preparando o coração e a alma para esse momento. Assim, no sábado, 17 de agosto, o grupo se reuniu no Santuário em oração, reavivando a memória sobre os pontos mais importantes aprendidos na caminhada, tendo formações sobre a Aliança com as Irmãs de Maria e participando de uma vigília noturna na presença do Santíssimo Sacramento. Em adoração a Jesus, os corações foram tocados profundamente.
No domingo, dia 18, com o Santuário cheio de atividades e peregrinos chegando de diversos lugares do estado, o grupo experimentou a vitalidade do Movimento de Schoenstatt, inclusive auxiliando na missa da Aliança, às 16 horas, presidida por Dom Darley Kummer, bispo auxiliar dessa arquidiocese.
“Com a Aliança de Amor alicerçamos nosso compromisso de amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt. Foi um momento muito especial para nós, individualmente e como casal de namorados, um passo importante no caminho da santidade. Fomos muito bem acolhidos durante a preparação para a Aliança e fizemos amigos durante este belo percurso”, dizem Rossana e Bruno.
Aliança
O esperado momento da Aliança de Amor chegou no fim da tarde. Às 19 horas o grupo se reuniu no Santuário, juntamente com casais da Obra de Famílias de Schoenstatt e o Pe. Roque Antônio Soares Machado, que presidiu a cerimônia da Aliança de Amor com Maria para os namorados.
Foi um momento de oração pessoal e em grupo, animado pelos talentos musicais do próprio grupo. A entrega foi pessoal, sincera e profunda, todos podiam ver nos olhos dos mais novos ‘aliados da MTA’. Era a alegria estampada no rosto de quem está disposto a entregar tudo para o Capital de Graças e a viver como coisa, propriedade e filho da querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Para Michele e Bruno, “a Aliança de Amor foi como uma ‘catapulta’ para os braços da Mãe”. Eles contam: “O passar dos dias tem sido diferentes após selarmos a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha. O melhor de termos selado a Aliança juntos, como namorados, torna a missão apostólica duplamente mais eficaz: um cuida do outro, um motiva e inspira o outro a permanecer fiel na missão e, juntos, caminham para um mesmo rumo: o casamento. Nós trocamos individualmente o nosso coração com a Mãe e, em breve, nos tornaremos um só coração pelo Matrimônio”.
Fotos: Marcia Kazumi