Um projeto que enriquece as famílias no nordeste
Eurico Marinho e Márcia Paiva – Devido aos compromissos do dia a dia, por vezes faltam tempo e oportunidade para que o diálogo aconteça na vida de um casal. Assim, problemas e conflitos podem se acumular, muitas vezes gerando mágoas, feridas, sofrimentos e até mesmo o afastamento um do outro. É por isso que a Liga de Famílias de Schoenstatt de Olinda e Recife/PE realiza o “Acerta o Passo”, uma atividade dirigida a casais, cuja proposta é estimular a prática do diálogo no matrimônio.
Na manhã do domingo, dia 25 de agosto, os casais se reuniram no Parque Santana (Casa Forte-Recife) para a edição do “Acerta o Passo 2019”. Em contato com a natureza, num lugar agradável e acolhedor, iniciaram o dia na presença de Deus e da MTA.
Início
Após a oração da manhã e o lanche, iniciaram as reflexões do dia. Eurico Marinho e Márcia Paiva falaram sobre o projeto de Deus para cada um, recordando o chamado à vocação do Matrimônio e ao amor conjugal. Os casais fizeram uma viagem no tempo, retomando sua caminhada mútua desde o primeiro encontro, passando pelo namoro, até o ‘sim’ que os uniu como esposos. Refletiram também sobre as fases do amor na vida de um casal. Nesse momento foi então exposto a proposta do ‘Acerta o Passo’, que salienta três fases na vida do casal: 1ª Encanto, 2ª Desencanto, 3ª Reencanto.
Encanto
Silvio e Genilza Assunção apresentaram as característica da fase do ‘encanto’, chamada de “pré-amor”. Eles lembraram como é lindo e inesquecível o começo de uma história a dois: os olhares, o coração a bater forte, as palavras carinhosas…
Segundo o casal, é sempre bom alimentar o amor resgatando essa fase marcante da vida.
No final desse tema, todos receberam uma rosa, como símbolo do encantamento, e tiveram de responder, entre o casal, algumas perguntas direcionadas. Foi concedido um tempo para que, desfrutando da natureza, do verde do parque, eles pudessem dialogar e resgatar as belezas dessa fase.
Desencanto
Na vida matrimonial também aparecem desilusões e incompreensões que, por vezes, levam à experiência de espinhos e cruzes. A segunda fase do amor, o desencanto, foi introduzida pelo casal Luís Henrique e Ivone Lima. Eles revelaram a importância e o significado dessa fase, que permite conhecer o outro como um todo, assim como ele é. Por meio dessa etapa o amor amadurece e juntos eles crescem, dizem os painelistas.
O enfoque do tema evidencia que não existem pessoas perfeitas, mas sim pessoas em construção. Essa é a fase dos ajustes, da aceitação, do ‘sim’ renovado que enriquece a relação do casal. A partir daí os esposos foram convidados, novamente, a refletir sobre o tema, tendo mais tempo para o diálogo.
Reencanto
A terceira e última fase no processo do amor, o reencanto, foi direcionada pelo casal Vanessa Campos e Kleriston Azevedo. Reencantar é encantar-se novamente, é o tempo do amor verdadeiro, tempo de ser feliz fazendo o outro feliz, dizem ambos.
O conceito central dessa fase é tornar-se melhor para o outro, não apenas presentear uma rosa, mas, nela, presentear o seu melhor. As perguntas para a reflexão do reencanto foram entregues aos casais e sugerido que o diálogo fosse realizado em casa, estimulando, assim, a prática no dia a dia, que é a proposta real do ‘Acerta o Passo’.
Envio
Marcela Mendonça e Igor de Melo participaram do encontro e contam: “Ao chegarmos nos deparamos com um ambiente muito bem espiritualizado, onde vivenciamos uma experiência de diálogo e reflexão, nos fazendo relembrar o dia em que nossos olhares se encontraram – coisa que, com a rotina do dia a dia, deixamos de lado. Um dia maravilhoso com a presença da nossa MTA. Essa experiência nos fez acender e reviver nosso Matrimônio, lembrando a importância do diálogo e de saber como somos importantes para Deus”.
Encerrando o ‘Acerta o Passo 2019’, com o coração em festa, todos se consagraram e entregaram seu Matrimônio aos cuidados da MTA.