Um dia de oração e reflexão
Ir. Maria Aparecida Gehm – No dia 31 de agosto aconteceu, em Porto Alegre/RS, o segundo Retiro de Silêncio do ano de 2019. Apesar da chuva forte na noite anterior, já às 8h30min começaram chegar os participantes no Santuário de Schoenstatt, Tabor Maria Cor Ecclesiae.
Os inscritos para esse retiro eram de perto e de longe. Muitos oriundos de paróquias vizinhas ao Santuário e outras paróquias da região metropolitana de Porto Alegre, mas também das dioceses de Montenegro/RS, Novo Hamburgo/RS e Santa Cruz do Sul/RS.
Seguindo o convite do Mestre: “Vinde a um lugar à parte e descansai um pouco…”, pelo silêncio e oração, foram motivados a buscar Deus dentro de si próprios.
As palavras de Santo Agostinho estimularam: “Entrai de novo em vosso coração! Onde quereis ir para longe de vós? Ao ir longe, vos perdereis… Retornai ao coração: ali examinai o que se pode perceber de Deus, porque ali se encontra a imagem de Deus; na interioridade do homem mora Cristo, na vossa interioridade vos renovais segundo a imagem de Deus”. Por fim, ele mesmo confessa: “Estavas dentro de mim, mas eu estava fora!” [1]
Para que esse dia se tornasse uma vivência profunda de encontro com o Senhor, já na introdução ouviu-se a expressão da Beata Isabel da Trindade: “Encontrei o céu na terra, porque o céu é Deus e Deus está no meu coração”. [2]
O tema orientador deste retiro foi: Somos filhos amados do Pai. Filiação divina, filialidade heroica, ser filhos de um Deus que é nosso Pai, é a maior graça que recebemos em nossa vida pelo batismo. Nós somos filhos e queremos viver, cada vez mais, conforme esse presente da infinita misericórdia do Pai do céu.
Momentos de palestras, intercaladas com oração silenciosa e comunitária, adoração ao Santíssimo e oração do terço no Santuário, ambientes temáticos criados para favorecer introspeção e possibilitar a vivência do amor de Deus, confissões e orientação espiritual, foram algumas possiblidades para os participantes do retiro aprofundarem seu vínculo filial ao bom Deus.
A primeira palestra, com o tema, “Deus nosso Pai”, foi proferida pelo Pe. Luís Ricardo Xavier, pároco da Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Porto Alegre.
A segunda palestra, ministrada pelo casal de namorados Luciano Battisti e Pâmela Sfalcin, aprofundou os “Efeitos do sacramento do Batismo em nossa alma”. Por ele nos tornamos filhos amados de Deus. Esta é, com certeza, a maior graça que um ser humano pode receber, eles dizem. Culminando esse momento, foram renovadas as promessas batismais sob a condução do Pe. João Carlos Strak, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Porto Alegre.
Às 15 horas houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo assistente eclesiástico do Movimento Apostólico de Schoenstatt na Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Heitor Morschel.
Após uma partilha com a conclusão do retiro, os participantes retomaram o caminho da vida diária, onde Deus espera e chama cada um a ser mais e mais um filho muito amado.
Fotos: Marcia Kazumi
[1] Citado: Quaresma 2019, ao Papa Francisco – Pe. Raniero Cantalamessa ofmcap
[2] idem