Quem pertenceu à Juventude Feminina de Schoenstatt nos anos de 2006-2007, nos regionais Sudeste e Paraná, não se esquece de um momento marcante da história: entregar um cetro para a Mãe de Deus.
Essa conquista marcou a história de uma geração e fez as jovens darem um passo importante em sua confiança e filialidade. O Cetro foi entregue, em nome de toda a Jufem, por Alessandra Lourençon, de Louveira/SP, que hoje está na Liga de Famílias. Ela nos conta como foi esse momento:
Entregar o Cetro para a Mãe de Deus, representando a Juventude Feminina de Schoenstatt dos regionais Sudeste e Paraná, em 2007, foi maravilhoso e também uma grande responsabilidade.
O cetro não ficou pronto no ano anterior, quando íamos ofertá-lo à Mãe de Deus, e, por isso, entendemos que ela queria nos dizer alguma coisa em especial. Vivenciamos, naquele ano, o lema: “Eis-me aqui sou tua Primavera Sagrada, empunha o cetro”, também os 10 anos do ideal nacional da Jufem. Precisávamos garantir para as próximas gerações: ser Ver Sacrum, por causa dos puros que se sacrificam Deus salva um povo inteiro! E a entrega do cetro seria sinal de confiança filial.
Eis que, então, sou premiada para representar a Jufem e entregar o cetro oficial à Mãe. Uma pergunta eu me fazia: “Por que eu?” Algo eu precisava fazer pela Jufem e eis que, diante da Rainha, meu gesto foi de me inclinar e venerá-la, entregar o cetro e dizer em meu coração: “Empunha o cetro querida Mãe, para toda nossa Jufem Brasil, para que ela seja sempre um verdadeiro Lírio do Pai, Tabor para o mundo!”
Nossos nomes estão lá dentro do cetro, bem guardadinhos, o que as próximas gerações com certeza terão como herança. Essa foi uma das marcas que deixamos na nossa geração da Juventude Feminina de Schoenstatt.
A Mãe de Deus sempre reinou e cuidou da minha vida, até hoje e em muitos momentos recorro à Ela. Hoje já sou mãe e quando não sei o que fazer, peço a ela e recordo, com confiança filial, a entrega do cetro, que foi um marco de confiança em minha vida.
*Curiosidade: Esse quadro, com o cetro e a coroa da Jufem, fica na entrada da Casa do Movimento em Atibaia/SP
Vamos entregar um Cetro? No dia 15 de setembro de 2019 o Brasil presenteia o ‘Cetro da Filialidade Heroica’ para a Mãe de Deus, no Santuário de Atibaia/SP. Participe, pessoal ou espiritualmente, desse momento: saiba mais.
A nossa Diocese (Paulo Afonso-BA), foi a primeira do Estado a entregar o Cetro a Mãe Peregrina na Bahia, isso aconteceu no último dia 18 de agosto, onde também fizemos a Coroação da Filialidade Heróica, foi uma das festas mais lindas que já participei. Espero em breve ver as fotos publicadas neste Portal.