XII Jornada Missionária abre este tempo jubilar
Poliane Bôsco – Neste domingo, 1º de setembro de 2019, o Santuário Tabor da Liberdade realizou a XII Jornada Missionária. O Encontro da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre famílias, missionários e coordenadores da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG e Dioceses de Itabira/MG, Luz/MG e Montes Claros/MG.
O Encontro teve início em frente ao Santuário com uma oração, abrindo solenemente o Ano João Pozzobon, em comemoração aos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina. Em seguida, numa procissão com a Imagem Peregrina Auxiliar, todos se dirigiram para a Tenda Tabor, rumo a um dia de formação.
Dimensão Missionária
A assessora local da Campanha, Ir. Adriane Maria Andrade, proferiu uma palestra baseada na frase: “Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem um lugar de honra nos lares…” (Pe. José Kentenich, Carta de Santa Maria). Falou sobre a dimensão missionária como identidade da Igreja e sobre como isso se vivencia na Campanha da Mãe Peregrina.
“A Campanha da Mãe Peregrina é uma forma de evangelizar. Ao levar a Imagem estamos levando Cristo ao encontro do irmão. Nessa missão precisamos manter a humildade, alegria e gratuidade. Temos o diácono João Pozzobon como exemplo, como ele queremos ser alunos do Pe. Kentenich nesta escola de Maria”, diz a Ir. Adriane Maria.
Para Isabel Paiva, coordenadora da Forania São João Bosco, foi marcante a retomada, na palestra, das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: “O Movimento de Schoenstatt sempre está trabalhando junto com a Igreja (….) está atualizado junto com a Assembleia do Povo de Deus que nossa Arquidiocese de Belo Horizonte, neste ano, está revitalizando”.
Benção do Santíssimo
Ainda na parte da manhã, os missionários tiveram um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, pedindo que Jesus os conceda a graça de serem reflexos de Maria. O Pe. José Genildo Bezerra da Silva deu a Bênção do Santíssimo.
O jovem Kelvin Henrique Souza Brito, de Contagem/MG, participava pela primeira vez de uma Jornada, como novo missionário da Campanha: “Para mim, foi um momento único, de poder conhecer mais a fundo sobre a Campanha da Mãe Rainha. Agradeço muito à Mãezinha por todas as graças alcançadas e por sempre me impulsionar a seguir o caminho que leva ao céu”
Seguindo as pegadas de Pozzobon
Na parte da tarde, após o almoço, houve um momento de aprendizado e descontração. Em uma encenação teatral, feita por missionários da cidade de Pedro Leopoldo/MG, duas ovelhinhas dialogaram sobre as funções dos missionários.
De uma forma dinâmica apresentaram os problemas que os missionários enfrentam e como devem assumir realmente seu compromisso. A Margareth Ferreira de Souza Oliveira, da Paróquia Santa Mônica, de Belo Horizonte, destacou sobre como foi proveitosa essa dinâmica: “Momento de descontração e reflexão. (…) uma excelente forma de evangelização”.
Santa Missa
A XII Jornada Missionária foi encerrada com a Santa Missa solene pela Abertura do Ano João Pozzobon, presidida pelo Pe. José Genildo. Na homilia ele destacou a importância desse encontro de missionários, para refletir sobre o trabalho de evangelização cristã. “Ser missionário é ser feliz levando Jesus a todas as pessoas, às famílias, crianças, jovens e idosos e hoje, quem sabe nesta celebração, muitos tomem a decisão de participar da Campanha, levando a Mãe Peregrina às famílias como missionários”.
As famílias, os missionários e coordenadores da Campanha foram enviados para suas Paróquias e cidades com o propósito de renovarem a Campanha da Mãe Peregrina neste Ano João Pozzobon. Levando a imagem da Mãe de Deus e dando lugar de honra a ela em seus lares.