Sob o olhar de quem atua no cenário político
Karen Bueno – Uma reforma no sistema político nacional, esse é o caminho que o vereador Ananias Antônio Martins Neto considera necessário para a transformação do Brasil. Recentemente ele foi eleito, por uma pesquisa pública, o melhor vereador em exercício no município de Cornélio Procópio/PR. Neto Ananias pertence ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, fez parte da Juventude Masculina (Jumas) por vários anos e descobriu que o protagonismo juvenil é um caminho para colaborar na construção da nova sociedade.
Neste Dia da Independência, 7 de setembro, ele comenta sobre o atual contexto de participação política no país: “Os brasileiros melhoraram a sua participação em relação à política, porém, em um certo ponto, de forma errônea, pois muitos tratam a política com mais emoção e menos razão. Isso gera o fanatismo e o fanatismo não é saudável em setor algum de nossas vidas. O fanatismo também traz rebeldia, o que faz com que haja conflitos, enfrentamentos, brigas, discussões… movidos pela emoção e com pouca razão”.
Assim sendo, um segundo caminho que ele aponta para a transformação do país é o diálogo: “Acredito que melhorar isso é fazer com que as pessoas deixem a emoção mais de lado e trabalhem com posicionamentos concretos, opiniões formadas, tendo consciência do seu posicionamento político e sempre respeitando a opinião adversa. O país democrático traz essa realidade, a gente tem que respeitar a opinião e as decisões dos outros, fazer tudo sempre com respeito”.
A coragem e o protagonismo de testemunhar aquilo que somos e acreditamos é outro caminho importante que ele cita. “Diante do Brasil em que vivemos, o cristão deve ter a postura de assumir e viver a sua missão. Nós não podemos ter cristãos que são omissos e se acovardam em nosso país. Precisamos enfrentar o nosso campo de batalha, assim como o Pe. Kentenich nos ensinou. Então, pela oração, pelos nossos ideais, pelos nossos propósitos, nós devemos enfrentar os problemas pessoais e os problemas do Brasil com muito amor a Cristo e através de Maria”.