Abre-se o Ano João Pozzobon
Ir. M. Neiva Pavlak – Seguindo a tradição iniciada pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon, realizou-se no domingo, 8 de setembro de 2019, a III Romaria da Primavera junto ao Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae, organizada pela Campanha da Mãe Peregrina da Arquidiocese de Porto Alegre/RS.
A partir das 9 horas começaram a chegar os peregrinos: famílias e pequenos grupos representando paróquias e áreas pastorais de Porto Alegre e região metropolitana, como Charqueadas/RS, Canoas/RS, Sapucaia/RS e outras. Não faltou a tradicional chuva que geralmente acompanhava os eventos do Sr. João Pozzobon, mas foi uma chuva suave, interpretada como graças do céu.
Pétalas e flores
Muitas pessoas levaram pétalas de rosas, que foram espalhadas no pátio, ao redor do Santuário, deixando a paisagem alegre e primaveril, como era costume do Sr. João.
Após a acolhida e saudação à Mãe e Rainha no Santuário, os peregrinos foram conduzidos ao auditório, onde se desenvolveu a programação do dia.
Às 10h30min a Ir. M. Neiva Pavlak, assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na arquidiocese, ministrou uma palestra sobre o Ano João Pozzobon e o lema “Entendi a missão e por ela minha entrega foi total”. Ela ressaltou alguns aspectos da vida de Pozzobon antes de conhecer Schoenstatt e depois de conhecer o Movimento. Concluiu com uma reflexão sobre a capacidade que tinha João Pozzobon de unir o natural com o sobrenatural. Cada pessoa recebeu o nome de um animal que faz parte do seu “zoológico espiritual”. Quando projetado o animal na tela, as pessoas se levantavam e liam a frase explicativa – muitos se “reconheceram” no animalzinho que lhe tocou.
Testemunho e missão
Em seguida três pessoas deram seu testemunho sobre experiências que tiveram com a Mãe e Rainha: proteção, chamado para a missão e o encontro no Lar Original em Schoenstatt.
Das 11 até as 13 horas dois sacerdotes estiveram à disposição para atender confissões.
Após o almoço realizou-se uma procissão, tendo à frente a Mãe Peregrina Auxiliar e muitos banners, bandeiras e estandartes das paróquias. O grupo seguiu pela quadra em frente ao Santuário com reflexões sobre textos de João Pozzobon, orações e cantos. Chegaram ao Santuário e, após cantarem os parabéns pelo aniversário da Mãe de Deus (Natividade de Maria), deram um grande abraço no Santuário, num grande círculo do qual fazia parte também a estátua do Pe. José Kentenich.
Proclamada a abertura
No auditório houve a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, seguidas pela oração do ‘Terço das Rosas’. O Pe. Heitor Morschel, assistente eclesiástico do Movimento na Diocese e membro da União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt presidiu a celebração, que foi a culminância do dia.
Pe. Heitor falou sobre o desprendimento que é necessário ter para ser apóstolo e sobre a liberdade que Cristo presenteia. “O cristão, aquele que carrega sua cruz, que vive o evangelho, ele não caminha sozinho, ele vive em unidade. Por isso nós devemos nos encontrar, celebrar a nossa fé a cada domingo”, diz ele. Sobre a Romaria, Pe. Heitor acrescenta: “A primavera representa vida nova, por isso celebramos a fé. Também em nós devem florescer coisas bonitas”. E complementa, sobre o ano dedicado a João Pozzobon: “Este ano é para conhecermos esse homem chamado João; que a sua vida possa ser um exemplo para nós, para a gente não se acomodar, mas, pelo contrário, ter a alegria de poder anunciar e levar essa mensagem de vida e esperança a tantas pessoas que ainda não conhecem a Deus e a Mãe de Jesus”.
A celebração foi concluída com uma romaria ao Santuário, onde se realizaram as diversas bênçãos: das sementes e campos, dos enfermos, de objetos religiosos. Foram abençoados e enviados os missionários da Mãe Peregrina e o Pe. Heitor Morschel proclamou a abertura do ANO JOÃO POZZOBON. Como sinal festivo e concreto desta abertura subiu ao céu um balão azul contendo uma imagem da Mãe Peregrina com dizeres anunciando o ANO JOÃO POZZOBON!
Fotos: Marcia Kazumi