Este cetro é sinal de nosso compromisso pela transformação da sociedade.
Ir. M. Nilza P. da Silva – Chegou o grande dia! Após 70 anos desde que o Pe. Kentenich entregou o cetro à Rainha da Filialidade Heroica, no Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, novamente a Rainha o recebe, agora no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
Se em 20 de agosto de 1949 era apenas um pequeno grupo de Irmãs, hoje, 15 de setembro de 2019, são mais de 6 mil peregrinos que lotam a tenda, desde as 9 horas. Juntos revivem a história desse precioso cetro e se preparam para recebê-lo. Bandeiras de todos os estados do pais, entram para acolher a Rainha, recipientes com terras de vários estados e dioceses, que vieram ao santuário no decorrer desse ano, e também estão os representantes dos ramos e comunidades da Família de Schoenstatt. Juntos, apresentam as intenções de cada brasileiro para esse dia de graças: “Nosso compromisso com nossa Pátria tem um nome: transformar o Brasil numa nova terra mariana.”
Tens a tarefa de conduzir vitoriosamente
Enquanto isso, a Rainha parte do Santuário e vai ao encontro de seus filhos. Num clima de muita emoção, ao som do toque da trombeta, ela entra para estar com os seus, durante a celebração eucarística, e recebe muitas homenagens. Após a acolhida do cetro, tocado por centenas e centenas de mãos, dá-se início a celebração eucarística, presidida pelo Diretor do Regional Sudeste do Movimento, Pe. Afonso Wosny, acompanhado de mais seis sacerdotes e diáconos.
“Esse cetro ajude a mostrar o que todos nós acreditamos: que Maria é Rainha, é Rainha do Tabor, é Rainha da fidelidade heroica, é Rainha das nossas vidas, é Rainha neste Santuário Tabor da permanente presença do Pai”, diz o Pe. Afonso, em sua homilia. Referindo-se ao evangelho, no qual o filho mais velho faz memória a tudo o que viveu com seu Pai, o celebrante cita as várias memórias que fazemos na entrega do cetro, repetindo as palavras do Fundador, Pe. José Kentenich: “Em sua mão colocamos o cetro e, em sua fronte, a coroa. Com isto, queremos exprimir: somos pequenos instrumentos em tuas mãos. Em Jesus, com Deus Trino, tu és a mestra da Obra. Tens a tarefa de conduzir vitoriosamente…nossa Família e cada filho individualmente, através de todas as dificuldades do tempo, à pátria eterna. Tens a tarefa de formar e configurar nossa Família, numa família moderna, una, santa, católica e apostólica…”
Pe. Afonso diz ainda que “Maria é Rainha na força de seu amor servidor, educador,amor formador de filhos heróicos. Se a excelência do amor consiste no serviço, assim também a excelência do serviço se mostra no serviço aos mais frágeis, aos menorzinhos dos nossos irmãos, aos mais pobres… Rainha da filialidade heroica: envia-nos enraizados em teu poder, não em nossas próprias forças, e que continue surgindo através de nós, a nova terra Mariana”. (ler aqui a homilia na íntegra)
Ela recebe o Cetro
Após a celebração, com cantos e com muita emoção, todos conduzem a Rainha de volta ao Santuário. Diante dele, antes de ser colocado no quadro da Mãe e Rainha, o cetro passa pelas mãos dos representantes dos Ramos e Comunidades da Família de Schoenstatt, cada um faz uma pequena prece e, então, carregado de amor, de confiança, de gratidão e de muitas intenções, o cetro é entregue para a Rainha. Palmas e cantos se misturam com lágrimas de emoção, a explosão de fogos de artifícios representam tudo o que se deseja falar e não se consegue.
Ela esteva presente há 70 anos
Entre as milhares de pessoas, está Ir. M. Theomaris Moro, a única testemunha que estava presente, há 70 anos, quando o Pe. Kentenich entregou este cetro, em Santa Maria. Emocionada, ela partilha: “Há todo momento, hoje, eu ficava recordando aquele cena que vivenciei em 20 de agosto de 1949: nosso Pai e Fundador, em pé sobre o altar do Santuário, com a coroa na mão e olhando para a Mãe, fazendo a sua oração tão profunda. Hoje, com milhares de pessoas, vejo que o seu pedido daquele dia foi atendido, pois a Mãe realmente nos enviou milhares de vocações para a Obra de Schoenstatt no Brasil.” Idalina Maria Rubim Moreira Monteiro, veio de Taubaté/SP e diz: “Coroar foi entregar a minha vida. Agora, na entrega do cetro, confirmo a entrega com filialidade e confiança,na certeza que a Mãe sempre cuidará de mim.”
Acompanhada de perto e de longe
Pela internet uma multidão também participava a distância. “
Mãe querida, receba o cetro e rege o Brasil, o mundo e nossos corações!” Paula Pozzatti “Nossos corações estão enlaçados pela Aliança de Amor. Assisto aqui de Natal RN esse belo momento, nesse dia especial da partida de Pe. Kentenich.” Cacilda MariaAssim, acompanhada de perto e de longe, a Rainha é conduzida de volta ao seu trono, no Santuário. Ela tem o cetro em suas mãos! Ela nos conduz! Damos a Ela o direito de governar e de nos educar como filhos heroicos do Pai, seus instrumento para a transformação de nossa Pátria em um Tabor, uma nova terra mariana.
Veja mais fotos:
Assista novamente a Santa Missa:
De todos os momentos que ja vivi no Santuário, nesses dezenove anos de campanha MTA ? posso dizer que este será inesquecível, foi emocionante, não q os outros, não fossem mais este foi mais q especial.
A Mãe RAINHA, sempre nos surpreende.
Feliz por fazer parte deste momento!