Os peregrinos encontrarão ali uma relíquia especial neste ano
Juliana Dorigo – O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, de Atibaia/SP, viveu um momento especial no domingo, 15 de setembro. Com o lema: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”, foi proclamado o Ano João Pozzobon, com a presença de centenas de pessoas, com suas imagens peregrinas, camisetas e cartazes. Em homenagem ao Servo de Deus, que disse “sim” à missão de levar Maria com seu filho Jesus nos ombros por 140.000 quilômetros até às famílias, hospitais, escolas e presídios etc.
Um mar de Imagens Peregrinas se formou na Tenda, onde todos foram acolhidos e acompanharam os testemunhos de pessoas que receberam uma graça pela intercessão do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Também conheceram um pouco mais sobre a sua história, rezaram o terço meditando cada mistério e cantando: “Hoje quero ser herói, hoje e não amanhã. Hoje quero ser herói da Mãe de Deus, como João Pozzobon!”
“Eu espero muitas graças, que muitas pessoas rezem a oração para que, em breve, João Pozzobon possa receber à honra dos altares. Acho muito bonito ver como ele levou oração às famílias, passando de casa em casa, levando a Mãe e Rainha. É por isso que sou missionária hoje, seguindo os passos de João Pozzobon”, relata Isabel Bezerra Magalhães, junto com esposo José Paulino Magalhães, de Taubaté/SP.
Uma relíquia
Os peregrinos tiveram uma surpresa especial nesse dia: acolher uma relíquia do Diácono João Pozzobon, os sapatos que ele usava para caminhar com a Mãe Peregrina, o mesmo que estava no momento de seu acidente, há 34 anos. Os sapatos foram cedidos, ao Secretariado, pelo postulador arquidiocesano do processo de canonização de Pozzobon, o Pe. Vandemir Jozoé Meister, para este ano jubilar.
“João Pozzobon, para mim, é um exemplo de pessoa. Quem me dera fazer e viver um por cento de tudo o que ele fazia; seria uma honra. Num ano inteiro dedicado ao Pozzobon, poderemos aprender bastante com ele”, diz Marina de Oliveira, missionária de Tremembé/SP.
Contagem regressiva
Após a contagem regressiva, os fogos anunciavam que estava proclamado o Ano João Pozzobon. Na parede, o grande pano vinho caiu sobre o chão, revelando o logotipo com o lema. Maria de Lourdes da Silva, missionária de Cambuí/MG, relata: “Vi em João um irmão missionário, ele não mediu sacrifícios para levar a Mãe Peregrina às pessoas que não podiam. Carregava a imagem da Mãe no ombro para evangelizar”.
Campanha da Mãe Peregrina
A Sra. Maria Aparecida Gonzaga, peregrina de Pedregulho/SP, destacou a história de simplicidade do Servo de Deus: “Nos encontros da Mãe Peregrina aprendemos um pouco sobre João Pozzobon e sua trajetória. É um homem muito simples e este ano dedicado a João Pozzobon, vai trazer muitas coisas boas, podemos aprender muito com ele”.
O Ano João Pozzobon, marca o início das comemorações por ocasião dos 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina. O Diácono foi quem iniciou a Campanha, de Santa Maria/RS para o Brasil e o mundo, levando a imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Fotos: Jaqueline Montoya / Karen Bueno