Uma Romaria fluvial
Guilherme Campos / Karen Bueno – A Pastoral das Ilhas da Arquidiocese de Belém/PA, com o apoio do Terço dos Homens Mãe Rainha, atualmente mantém um projeto missionário em algumas ilhas da região metropolitana. No último domingo, 8 de setembro de 2019, eles promoveram o “Encontrão” das comunidades das ilhas de Cotijuba, Outeiro e do Baixo Acará.
A romaria fluvial partiu da Praça Princesa Isabel, em Belém, por volta das 7h30min, com um grupo de barcos levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Eles navegaram até o porto da Ilha Boa Vista e de lá seguiram em Procissão até a Capela Santa Maria, na Comunidade de mesmo nome.
O bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, coordenador da Pastoral das Ilhas, participou da peregrinação e presidiu a Santa Missa. Logo após a Missa, houve distribuição de sopa para todos os presentes. Paralelamente, aconteceu uma apresentação de danças folclóricas da região, a venda de lanches e bebidas, brincadeiras de futebol e pescaria, bingo, etc. Ocorreu também uma ação social de atendimento à população, com informações de assuntos jurídicos, por meio de advogados voluntários, de corte de cabelo, maquiagem e beleza feminina, também ensaio fotográfico e outras atividades.
Os grupos do Terço dos Homens se encarregam, no momento, de animar e estimular a vida pastoral nesses locais; são um “braço” da Igreja local para o trabalho missionário nas regiões das ilhas.