A Mãe e Jesus são coroados
Angelica e Ronaldo Hashimoto – “Fidelidade por Fidelidade, Rainha Indivisa Christi… Eis a tua Coroa!” Este lema do ano que motiva a Família de Schoenstatt de Caieiras/SP expressa de maneira clara aquilo que todos vivenciaram no último dia 15 de setembro de 2019.
Um dia de muitas bênçãos e graças, comemorações e alegrias…
Justamente na comemoração do segundo aniversário do Santuário de Caieiras – e data da morte do Fundador, Pe. José Kentenich – a Família de Schoenstatt coroa a Mãe como “Rainha Indivisa Christi” e Jesus como “Rei Indivisus Mariae”.
Foi um momento de céu… preparado há muito tempo no coração de muitas pessoas: fidelidade por fidelidade!
Por nove semanas uma novena preparou este momento, também houve um tríduo preparatório nos dias que antecederam a coroação.
No domingo dia 15, o dia amanheceu ensolarado, Cristo se irradiava no prado de Sol. O Santuário foi preparado com carinho e arrumado para a grande festa.
Logo após o almoço começaram a chegar as primeiras pessoas, uma calorosa recepção na casa da Mãe, cantos, orações, uma acolhida que preparava os corações.
Biunidade
Às 16 horas inicia-se a cerimônia presidida pelo Pe. Afonso Wosny, diretor regional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e concelebrada pelo Pe. Pedro Grimaldo e Pe. Diogo Albuquerque, da Diocese de Bragança Paulista/SP, e pelos Padres de Schoenstatt Pe. Pedro Cabello e Pe. Marcelo Aravena. Havia mais de 300 pessoas.
No início, a Mãe de Deus chega no andor carregado por seus nobres cavaleiros do Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt); as bandeiras dos ramos e comunidades entram, com as coroas especialmente preparadas para esse momento.
Na homilia Pe. Afonso recorda que o Pai e Fundador, Pe. Kentenich, conduzia sua Família por meio das chamadas “correntes de vida”, que podem ser palavras, símbolos, ideais, situações… que unem um grupo, impulsionando-o na vida de santidade. A corrente de vida que estimula a Família de Schoenstatt de Caieiras está ligada à imagem da Mãe e Rainha “Indivisa Christi” – a Mãe unida indivisamente a Jesus.
Reconhecer a biunidade entre ‘Cristo e Maria’, também acentuar a missão da Mãe como Companheira e Colaboradora permanente na Obra da Redenção são um legado que unem e impulsionam o Movimento em Caieiras.
E, como “não há Maria sem Jesus e não há Jesus sem Maria”, diz o Pe. Afonso, “esta biunidade que vamos expressar através da coroação é a missão de nossa Mãe de ser Companheira e colaborada permanente na Obra da Redenção”. O ato de coroar – ele continua – “ainda nos chama a pensar que esta corrente de vida move a Família e, por isso, hoje a coroação acontece, que temos uma grande responsabilidade por este momento, que este ato nos traz consequências e lembra, como no Documento de Fundação: ‘que as futuras gerações nos julguem’”.
Eis a tua coroa!
Ao final da celebração, o sol brilha no horizonte bem atrás do altar e do andor. Neste momento as coroas são levadas pelas Senhoras de Schoenstatt, Sra. Ana Christina Melquiades e Sra. Raquel Padilla, ao Pe. Afonso, que coroa a Cristo como Rei Indiviso a Maria e, em seguida, coroa Maria como Indivisa a Cristo. O sol resplandecia com força e indicava a intensidade desta coroação. A emoção toma conta de todos e a Mãe de Deus é levada de volta ao Santuário, onde é recebida pelas crianças, ao som do sino do Santuário e de muitas palmas. A Mãe assume novamente seu trono, junto a Jesus, os dois coroados, Rei e Rainha, indivisivelmente unidos, numa biunidade perfeita, prevista por Deus desde toda eternidade. Com alegria, todos cantam: “Fidelidade por Fidelidade, Rainha Indivisa Christi eis a tua Coroa…”
Ao final a Família de Schoenstatt se consagra ao Rei e à Rainha. Como sinal de compromisso, cada um recebe uma dezena do Terço, montada com pérolas que marcaram as adorações feitas pela conquista das coroas.
Desde seu trono de graças a Mãe, Rainha Indivisa Christi, convida a viver a fidelidade à Aliança de Amor nas pequenas oportunidades diárias; Jesus, Rei Indiviso a Maria, convida cada um a oferecer os esforços de cada dia para a santidade da vida diária.