Como aproveitar bem este mês de Aliança e de missão?
O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja. O objetivo deste tempo especial é “despertar em medida maior a consciência da ‘missio ad gentes’ e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
Para reavivar a consciência batismal em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu como tema deste mês a frase: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Este período também está ligado com o centenário da carta chamada ‘Maximum Illud’, escrita pelo Papa Bento XV em 1919.
Materiais indicados
– Guia para o Mês Missionário Extraordinário
É um subsídio feito por iniciativa da Congregação para a Evangelização dos Povos e das Pontifícias Obras Missionárias (POM). O Guia servirá para inspirar a criatividade das Igrejas locais, pastorais, grupos e movimentos a enfrentarem os desafios relacionados com a evangelização da missão ad gentes.
A oração foi aprovada pelo Papa Francisco, que enviou a seguinte mensagem para toda a Igreja no mundo: “A oração é a primeira obra missionária, que cada cristão pode e deve fazer, e é também a mais eficaz, mesmo que isso não possa ser medido. De fato, o principal agente da Evangelização é o Espírito Santo. E nós somos chamados a colaborar com Ele”.
– Carta aos movimentos e novas comunidades
O Papa Francisco e o Cardeal Fernando Foloni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, enviaram uma carta de motivação aos bispos, aos superiores de Vida Consagrada e aos responsáveis pelos movimentos eclesiais e novas comunidades. A carta aos movimento dirige-se a todos da Família de Schoenstatt.
Mais informações estão disponíveis no site das Pontifícias Obras Missionárias, acesse: pom.org.br
Com informações de pom.org.br