Família de Schoenstatt em saída
Ariel Stival / Ir. M. Eliane Cunha – Como resposta ao Mês Missionário Extraordinário, anunciado pelo Papa Francisco, foi realizada a primeira missão paroquial em Frederico Westphalen/RS, nos dias 28 e 29 de setembro de 2019. Impulsionados pelo lema do mês missionário, ‘Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em Missão no mundo’, 96 pessoas, de diversos movimentos e de todas as idades, se reuniram para evangelizar.
A Missão foi organizada pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt e contou a participação de outros grupos: membros do Cursilho de Cristandade, do Curso de Liderança Juvenil e dos Vicentinos, que dispuseram de seu tempo para chegar às pessoas e famílias sedentas de amor. A missão ocorreu no Bairro São Francisco de Paula, no Bairro São José e em parte do Bairro Santo Inácio.
No dia 27 de setembro aconteceu a Missa de envio, presidida pelo Pe. Danilo Nholla. Ao final os missionários receberam a “Cruz da Unidade” e foram enviados.
Na manhã do dia 28 os missionários se apresentaram na Capela do bairro, dedicada a São Francisco de Paula, onde receberam o kit missionário, as instruções e partiram alegres para visitar as famílias, batendo de casa em casa.
Ao final do primeiro dia de missão aconteceram algumas atividades especiais, conforme a faixa etária: crianças, jovens e adultos, culminando com a procissão luminosa pelas ruas do bairro e a oração do terço com as rosas.
No domingo, dia 29, foram visitadas as casas do bairro São José e algumas do bairro Santo Inácio. A noite foi celebrada a Santa Missa de encerramento das missões. Cerca de 800 famílias e estabelecimentos foram visitados, sem contar as casas onde não havia moradores presentes – nessas os missionários rezavam por eles e deixavam uma saudação indicando sua passagem por ali.
A repercussão das Missões se fez notar na Missa de encerramento, quando foi possível ver a Igreja repleta de fiéis que acolheram o convite dos missionários. A celebração foi presidida pelo Pe. João Paulo Pascoal, que relacionou a liturgia do dia com as missões realizadas.
A seguir estão os testemunhos de alguns missionários que participaram:
“Quando recebi o convite para participar das missões, foi uma junção de sentimentos: curiosidade, ansiedade, medo, incerteza. Na primeira visita o coração acelerou, os pensamentos a mil de pensar em como agir, o que iria acontecer, nesse momento comecei a perceber como Deus e a Mãezinha são grandiosos. Aquela frase que respondíamos toda vez que recebíamos a Mãezinha – “Ela fará milagres!” – estava se desenvolvendo e fez milagres nessa missão. As horas foram passando e a cada família que visitava acontecia um aprendizado diferente. Deixava um pouquinho de mim e de todo meu amor e levava um pouquinho de cada um em meu coração”.
Caroline Severo
“Uma senhora de idade chorou de emoção, queria que ficássemos mais tempo com ela. Senti o quanto Deus estava presente e quanto as pessoas estão sedentas de uma palavra de fé, esperança e luz”
Gládis de Campos
“Para mim essas Missões foram muito marcantes pelo fato de eu deixar a minha zona de conforto e vivenciar a realidade de outras pessoas. Foi muito gratificante levar Jesus e Nossa Senhora para essas pessoas e ver, no fim, esperança nos olhares de cada um. Espero ter a oportunidade de participar de mais missões, pois isso me torna uma pessoa melhor e também uma pessoa mais vinculada à nossa querida MTA”
Samuel Somavilla