Retiros da Liga de Famílias do Regional Sudeste
Ir. Lucia Maria Menzel – Nos dois últimos finais de semana de setembro (21 e 22, 28 e 29) 65 famílias de muitas cidades do regional Sudeste se encontraram no Santuário de Atibaia/SP para participar do retiro anual da Liga de Famílias. Chegaram de perto e de longe. Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG e Muriaé/MG foram as cidades mais distantes. De perto participaram casais de São Paulo/SP, Caieiras/SP, São Bernardo do Campo/SP, Jundiaí/SP, São José dos Campos/SP, Mairiporã/SP, Campinas/SP, Bebedouro/SP e Taquaritinga/SP.
No último final de semana um grupo de Londrina/PR agendou seu retiro em preparação para a Aliança de Amor nessa data e, assim, participou em parte do encontro. Este ano o tema escolhido foi: “Primavera: dar cor à nossa vida!” Após a acolhida e introdução, alguns casais aprofundaram o tema. No primeiro final de semana, Leonel e Silvana Camargo, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, de Campinas, refletiu sobre o tema. No segundo final de semana foram Keila e Luís Alberto Gallo, da Liga de Famílias de Poços de Caldas/MG, que trabalharam o assunto, apresentando, na vida concreta e na correria do dia a dia, como as famílias conseguem trazer momentos que renovam o primeiro amor e cultivam alegria na convivência.
Caminho Matrimonial
Na parte da tarde realizou-se o “Caminho Matrimonial”. Cada casal recebeu um livrinho com reflexões e perguntas e foram estimulados a caminhar por estações, com os temas: “Tornar fortes os nossos filhos”, “Juntos somos mais fortes”, “Temos uma missão”, “Fidelidade”. Para cada tema havia um banner fixado em uma árvore. Esse momento é sempre importante para que os casais cultivem o diálogo.
Enquanto os pais estão reunidos no encontro, os jovens do Movimento e os filhos mais velhos desses casais têm a responsabilidade de cuidar dos filhos menores, brincando com eles. Um casal deixou seu filho de nove meses com os jovens e assim teve tranquilidade para conversar. Nos encontros da Liga de Famílias valoriza-se que a família como um todo, incluindo os filhos, pode participar e sempre há momentos de convivência familiar bem alegres.
No domingo foi aprofundado o tema da educação dos filhos a partir dos princípios que a pedagogia de Schoenstatt oferece. Os palestrantes foram a Ir. M. Fernanda Balan no primeiro final de semana de retiro e o Pe. Afonso Wosny no segundo final de semana.
Para Priscila dos Santos e Edson Eduardo de Jesus, de Mairiporã/SP, “participar desse retiro foi uma grande alegria. Tivemos palestras muito ricas, pelas quais, com a visão de renovação da primavera, demos mais cor à nossa família, despertando em nós, como casal, as características essenciais para um bom convívio familiar”.
Eles continuam: “Fomos motivados a dialogar, em casal, para refletir sobre a educação dos filhos, o temperamento de cada um deles, nossos ideais individuais e como família – momento importantíssimo para um crescimento espiritual. O que chamou muito a nossa atenção foi a liberdade interior espiritual do Pai e Fundador, a qual queremos conquistar e os ajudar nossos filhos nesse caminho [de conquista]. Em meio a tudo isso, nossos filhos puderam ficar à vontade com a equipe de interação das crianças… brincaram, rezaram e ficaram muito entusiasmados. Tivemos momentos de gincana quando nós, pais, pudemos, junto com nossos filhos, brincar e nos divertir. Aprendemos muito e saímos esperançosos e fortalecidos”.