A missão com a Mãe Peregrina não tem fronteiras. Neste Mês Missionário Extraordinário, vamos conhecer o grupo de imigrantes brasileiros que vive em Bruxelas, na Bélgica, e leva a alegria missionária à sua região. Quem conta sobre eles é o pároco, Pe. Emerson, acompanhe…
Eu sou o Pe. Emerson Rossine de Lima, natural de Muzambinho, Minas Gerais. Filho de José e Sueli e irmão do Eder. Após uma caminhada com o grupo de jovens da Juventude Cristã, em Muzambinho, conheci a Comunidade Missionária Providência Santíssima. Em novembro de 2008 fiz os votos definitivos nessa Comunidade Missionária e fui ordenado Diácono em dezembro do mesmo ano. A ordenação sacerdotal se deu em 29 de novembro de 2009.
Logo após minha ordenação, fui enviado em missão à Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Itanhaém/SP, onde fiquei até novembro de 2015. A partir daí fui enviado para Bruxelas, na Bélgica.
Eu sempre tive uma profunda experiência com Deus por meio da imagem da Mãe e Rainha, inclusive, minha vocação é fruto da oração da minha mãe diante da imagem que nos visitava todo mês. Quando cheguei em Bruxelas, o trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina já existia, só precisava de uma reestruturação. Hoje são 20 imagens visitando nossas famílias e temos a oportunidade de irmos, algumas vezes no ano, ao Santuário Original, na Alemanha.
Aqui em Bruxelas sou responsável pela comunidade brasileira de católicos. É uma comunidade, em sua maioria, formada por imigrantes do Brasil que aqui chegam buscando uma melhor condição de vida, mas que muitas vezes enfrentam inúmeras dificuldades. Fala-se em cerca de 40 mil brasileiros, aproximadamente, na Bélgica.
Nossa comunidade é viva, temos celebrações semanais e também duas missas dominicais. Hoje temos uma participação de cerca de 800 pessoas. O trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina tem sido um grande instrumento de evangelização em nossa comunidade. Tenho certeza que Nossa Senhora tem feito o seu silencioso trabalho de evangelização no coração de nossas famílias. Rezamos por todos vocês e pedimos que rezem por nós e por nossa missão. E que, por intercessão do coração imaculado de Maria, nossa Mãe e Rainha, Deus lhes abençoe.
* Artigo publicado originalmente na Revista Tabor, ed. 114