Acampio Sub-Regional 2019 dos Pioneiros de Schoenstatt
Leonardo Leite – Nos dias 5 e 6 de outubro de 2019, em Atibaia/SP, realizou-se o Acampio Sub Regional dos Pioneiros de Schoenstatt, tendo representantes de São Paulo/SP-Jaraguá, Caieiras/SP, Campinas/SP e Atibaia/SP.
Com 70 pioneiros presentes, que possuíam uma média de idade de 8 a 13 anos, o Acampio foi impulsionado pelo lema “Como Pozzobon, sementes para o novo mundo”. Esse lema foi abordado tendo em vista a necessidade de “plantarmos sementes” no coração das pessoas, conscientizando-as da importância de cuidar da natureza, seguindo o exemplo de João Luiz Pozzobon, herói do Movimento de Schoenstatt. As formações e contribuições ao Capital de Graças do encontro se deram em cima da 9ª Lei dos Pioneiros: “O Pioneiro ama e cuida da natureza”.
Diversão
Para uma melhor divisão na disputa das gincanas, os meninos foram divididos em oito equipes, nomeadas por países: Alemanha, Brasil, Chile, Japão, Paraguai, Polônia, Portugal e Uruguai. A diversão foi garantida com brincadeiras como pega-pega flag, rouba bandeira 4×4, pega lenha (para a fogueira do encontro), entre outras – e claro que não poderia faltar à gincana mais esperada por todos: o futebol, que foi muito disputado com direito a cobranças de pênaltis, goleadas e consulta do VAR.
Durante a noite do sábado, juntos ao redor da fogueira, os pioneiros ouviram relatos de alguns acontecimentos antigos. Após, foi dado início à Prova de Fogo (teste de coragem), tradicional em todos os Acampios, na qual cada menino individualmente demonstra a coragem junto à Mãe de Deus. Alguns, ao final, realizaram sua ‘Tribuna de Honra’, momento em que assessores, líder da unidade e dirigente fazem perguntas para diagnosticar o conhecimento sobre a etapa vivenciada nas reuniões para que os meninos se mostrem aptos à conquista que fecha aquela etapa.
Conquistas
No domingo puderam se divertir mais um pouco com as gincanas e na parte da tarde foi realizada a missa de encerramento, presidida pelo Pe. Ailton Brito e acompanhada pelo seminarista Maike Andrade, assessores do Jumas no regional Sudeste. Durante a celebração, muitos dos meninos e dirigentes receberam suas conquistas: símbolos importantes aos pioneiros e que carregam grandes significados. Por último e não menos importante, os agradecimentos dos assessores e de Matheus Silva e Lucas Moraes, líder e vice líder do Acampio. Também foi feito o anúncio da equipe campeã: Alemanha, que somou mais pontos conforme as gincanas.
Assim, todos puderam retornar às suas respectivas cidades carregando um grande aprendizado e gratidão pelo fim de semana vivenciado em unidade.
Para mais informações sobre os Pioneiros de Schoenstatt acesse: jumasbrasil.com.br
Fotos e texto: jumasbrasil.com.br