Batizados e enviados
Ir. M. Cristiane Batalin – O Mês Missionário Extraordinário motivou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da cidade de Rio Grande/RS a promover um dia de missão na Paróquia Sagrada Família, no bairro balneário do Cassino. A missão aconteceu no dia 19 de outubro de 2019 e contou com a participação de mais de 50 missionários, que estiveram visitando as famílias e estabelecimentos comerciais no entorno da paróquia, levando a alegria do Evangelho e a visita da Mãe de Deus, abençoando as casas e rezando com as famílias.
No dia 18, na missa de renovação da Aliança, aconteceu o envio missionário com a entrega da cruz da missão. Na homilia, Pe. John Cleber Hood Moreira aplicou as palavras do evangelho aos missionários: “Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz esteja nesta casa!’ e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós’” ( Lc 10,1-9).
Dois a dois
Seguindo o mandato de Cristo, no sábado pela manhã, após uma oração e benção de envio, partiram de dois em dois, visitando os irmãos. Batendo de casa em casa. Enquanto um grupo visitava as famílias, a Liga de Mães de Schoenstatt, juntamente com integrantes de outros Movimentos da Paróquia, rezava diante do Santíssimo, pela fecundidade da missão. Assim durante todo o dia foram visitadas muitas casas.
Na missa das 18 horas houve o enceramento da missão. De coração alegre e grato os missionários e a comunidade partilharam suas experiências e impressões desse dia. Cesar Roni, em sua primeira experiência missionária porta a porta, conta: “Lindo, muito lindo a gente poder viver a nossa fé e partilhar com cada irmão e irmã aquilo que o nosso Mestre pediu. Cada visita foi uma experiência única, carregando a Mãe Peregrina. A cada oração e a cada abraço, a alegria ia tomando conta de nós. Foi muita emoção… Saio dessa missão muito fortalecido, é possível criar um pedacinho do céu aqui na terra”.
Para Vera Lucia Antunes permanece o desejo de sempre ser uma Igreja em saída: “Nós, como Movimento de Schoenstatt, nos sentimos muito abençoados por termos sido ‘escolhidos’ para esta missão. Que a nossa Mãezinha interceda sempre por cada um de nós junto a seu Filho Jesus para que nos motivemos cada vez mais em fazer acontecer a Igreja em saída”.
Cada participante sentiu-se fortalecido na fé, tornando realidade as palavras e o desejo do Papa Francisco: “… esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão. Recebemos gratuitamente este dom e gratuitamente o partilhamos (Mt 10, 8), sem excluir ninguém. Deus quer que todos os homens sejam salvos, chegando ao conhecimento da verdade e à experiência da sua misericórdia por meio da Igreja, sacramento universal da salvação” [1].
Por fim, a certeza: “Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão!” [2]
Fotos: Amélia Troina
[1] Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2019, disponível em: w2.vatican.va
[2] Idem