Um só coração, no coração da Igreja
Karen Bueno – Os membros da Presidência Internacional da Obra de Schoenstatt concluíram seu encontro nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2019, na cidade de Roma. Fazem parte do Presidium Geral os superiores e dirigentes gerais das Uniões e dos Institutos de Schoenstatt, assim como os responsáveis pela Coordenação Internacional do Movimento Apostólico, representando as Ligas e os Peregrinos do mundo todo. A Presidência é a instância que representa Schoenstatt a nível internacional.
A reunião se deu de 21 a 25 de outubro. Entre os assuntos abordados está “o Dilexit Ecclesiam* no contexto da Igreja atual”.
“Durante todo um dia nos ocupamos com as Comunidades de Schoenstatt, em primeiro lugar para nos conhecer melhor, especialmente a situação atual das comunidades, com seus desafios e oportunidades”, diz a Ir. M. Cacilda Becker, da Coordenação Internacional.
Um momento significativo da reunião aconteceu na manhã do dia 22 de outubro. Os membros da presidência analisaram a imagem que o Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, tinha da Igreja. Para isso contaram com a participação de Dom Ignacio Sana, arcebispo emérito da Diocese de Oristano, Itália, e hoje presidente da Academia de Teologia do Vaticano – ele pertence ao Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt.
“Outro tema importante foi sobre os critérios para a construção de um Santuário de Schoenstatt a nível internacional. Uma manhã foi dedicada à tarefa do Centro de Schoenstatt de Belmonte a nível de Roma, de Itália e a nível internacional, com o seu desenvolvimento e seus desafios”, comenta a Ir. M. Cacilda.
Nesse encontro, todos os schoenstattianos, do mundo inteiro, estão representados. É um espaço de unidade, de reflexão e diálogo, para cultivar o espírito de Família que é tão característico na Obra de Schoenstatt.
*Dilexit Ecclesiam significa “Amou a Igreja”, a frase gravada no túmulo do Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich
Fotos: Schoenstatt International / Pe. Marcelo Cervi