As Irmãs de Maria japonesas são homenageadas
Ir. M. Márcia Silva – As Irmãs de Maria de Schoenstatt, de origem japonesa, foram homenageadas em um evento que reuniu a comunidade nipo-brasileira de Londrina/PR. A comemoração aconteceu no último dia 30 de outubro de 2019, por ocasião do aniversário de Ir. M. Mirta Akaishi, 90 anos, e Ir. M. Palmira Hirota, 80 anos, também estiveram presentes sete Irmãs de Maria japonesas, vindas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e do Distrito Federal.
A homenagem foi prestada pelo Colégio Mãe de Deus, junto com autoridades do município. Segundo Ir. Rosa Maria Ruthes, gestora do Colégio Mãe de Deus, essa celebração é um gesto de reconhecimento às Irmãs e ao povo japonês. “A cultura alemã e japonesa possuem valores muito semelhantes, como o respeito, a disciplina e a família. Nosso objetivo é agradecer este povo, que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de nosso município”, diz Ir. Rosa Maria.
Muitos motivos para celebrar
A família Miyazaki abriu a festividade com um almoço japonês. O auditório do Colégio Mãe de Deus transformou-se num verdadeiro restaurante oriental, onde as Irmãs e colaboradores saborearam diversos pratos típicos. “Quando soube da homenagem para as Irmãs Nikkei me senti duplamente motivado a participar e não podia faltar o paladar japonês”, diz Marco Antônio Miyazaki, ao que sua irmã Sumie Sônia Miyazaki completa “tudo foi feito com muito amor, pois as Irmãs são nossa família”.
A gratidão pela vida e atuação das Irmãs aniversariantes foi levada ao altar na Santa Missa, presidida pelo Pe. Lino Stahl, às 19 horas, na Capela Mãe de Deus. O coral da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição cantou em japonês e crianças vestidas de kimono entraram com a bandeira e símbolos que retratam a devoção mariana no Japão. “Londrina deve muito ao trabalho das Irmãs de Maria. O Colégio Mãe de Deus certamente é uma fonte de graças de educação e graças espirituais”, disse o sacerdote na homilia.
Pe. Kentenich visitou a colônia japonesa
A conclusão do dia festivo aconteceu às 20 horas, no Teatro Mãe de Deus, com a participação de 500 pessoas. No evento teve a apresentação musical do Coral Bom Aluno e dos alunos do Colégio Mãe de Deus, uma apresentação de Taiko, um teatro sobre a visita do Pe. José Kentenich à Colônia Esperança, em Arapongas/PR, onde a Ir. M. Mirta recebeu do fundador o convite para ser Irmã de Maria de Schoenstatt e um vídeo documentário sobre as Irmãs japonesas que atuam em Londrina.
Durante a cerimônia, as Irmãs japonesas e os representantes da comunidade nipônica foram homenageados. Num clima familiar, alguns convidados manifestaram sua gratidão às Irmãs. Estela Okabayashi Fuzii, primeira filha de japoneses nascida em Londrina, que estudou e trabalhou no Colégio e hoje atua na reitoria da Universidade Estadual de Londrina, testemunha: “Tudo o que faço e o que sou devo à força e inspiração do Santuário e do Colégio Mãe de Deus. Trago até hoje o desejo de ser educadora educada e sigo batalhando pela educação”.
José Roberto Akaishi, sobrinho da Ir. M. Mirta, conta que ficou muito feliz ao ver a foto e a história dos avós. “Foi uma emoção muito grande, porque resgatou toda aquela época em que éramos crianças e passeávamos na Colônia Esperança, nunca me senti tão homenageado como hoje”, disse Akaishi. Para Ir. M. Floriza Kasue Okuda o evento foi um convite para voltar às origens, mas também um chamado para refletir sobre a missão de Schoenstatt no Japão.
João Mendonça, vice-prefeito do município, afirmou que a cidade tem muito a agradecer aos japoneses. “Londrina mantém um laço com o povo japonês, somos gratos pelo que eles fazem em todo os setores que atuam”, diz Mendonça, que acrescenta: “é ótimo conviver com eles”. Mituo Hirota, irmão da Ir. M. Palmira, veio de São Paulo para participar da festa e afirma que valeu a pena. “A noite foi maravilhosa estou muito feliz por ter vindo”, disse Hirota.
E o que dizem as aniversariantes?
Ir. M. Mirta Akaishi (90 anos): “Sinto profunda gratidão, não tenho palavras para explicar o que estou sentindo, só tenho que agradecer e meu agradecimento é a oração”.
Ir. M. Palmira Hitora (80 anos): “Foi um presente muito grande para nossa festa de aniversário. Agradeço às Irmãs de Maria pelo convite, pela organização e penso que, como colônia japonesa, devemos continuar colaborando para que Londrina seja sempre esta cidade que acolhe a todos”.
Veja também o vídeo-documentário sobre a atuação das Irmãs de Maria japonesas em Londrina:
Fotos e vídeo: Colégio Mãe de Deus