“Ele deve novamente ressurgir no nosso tempo, em cada um de nós”
Ir. M. Rosequiel Fávero – Mais de 160 lideranças do Movimento Apostólico de Schoenstatt, de oito estados do Regional Nordeste, participaram do Congresso de Outubro 2019, realizado em Garanhuns/PE. Cada ano, o Congresso de Outubro acontece junto a um dos três Santuários da Mãe e Rainha no Regional: em Salvador/BA, Olinda/PE ou Garanhuns/PE.
Já desde o amanhecer de sexta-feira, 25, os congressistas começaram a chegar ao Hotel do Sesc, em cujo complexo foi realizado o evento. Uma experiência de Família no alegre rever de pessoas que vivem a centenas de quilômetros de distância, mas que estão irmanados numa mesma missão.
Cristo Vive na Nova Terra Mariana
A primeira parte da manhã de sábado foi coordenada pela Ir. M. Claudete Rauen, assessora da Campanha da Mãe Peregrina, Liga de Mães e de Famílias em diversas dioceses de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ir. M. Claudete teve a tarefa de apresentar o tema central do Congresso: “Cristo Vive na Nova Terra Maria”. Recordando a missão mariana de Schoenstatt e a herança deixada pelo Pe. José Kentenich ao Brasil Tabor, Ir. M. Claudete afirmou que “cultivar a NOVA TERRA MARIANA exige que tomemos a sério o nosso caminho de autoeducação para que a nossa MTA possa formar em nós Cristo. Ele deve novamente ressurgir no nosso tempo, em cada um de nós”. Retomando uma afirmação do Pe. Kentenich, ela apresenta: “A Mãe de Deus quer revelar aqui as suas glórias. Sua glória consiste em fazer que Cristo possa subir novamente ao trono. Precisam acontecer milagres de transformação precisamos nos transformar em milagres vivos” (21.04.1947). Ela aponta, então, o Servo de Deus João Luiz Pozzobon como um ‘caso preclaro’, como exemplo de santo formado na força da Aliança de Amor, a partir do Santuário.
Um painel apresentado por um integrante do Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt), uma senhora da Liga de Famílias, uma Irmã de Maria e um Padre de Schoenstatt complementaram a palestra, retomando a exortação pós-sinodal ‘Cristo Vive’, do Papa Francisco. Cristo Vive na missão, Cristo Vive na Filialidade Heroica e a Missão de Maria como nossa Mãe e Educadora foram os temas acentuados. A manhã foi encerrada com sessão de perguntas aos painelistas.
Após o almoço, todos se dirigiram ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, onde foram realizadas todas as atividades da tarde e da noite: adoração ao Santíssimo, Santa Missa, trabalho em grupos e o jantar, que contou com a apresentação da cordelista Edilene Soares, do grupo dos ‘Guardas Orantes’ do Santuário, e com muitas canções nordestinas executadas e entoadas pelos congressistas.
Nos passos de João Pozzobon
Um dia tão abençoado não poderia ter uma conclusão melhor do que a vivência sobre João Pozzobon e o lema para o ano que leva o seu nome: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”. Peregrinando pelo pátio do Santuário, os congressistas tiveram a chance de vivenciar momentos marcantes da vida de João Pozzobon, ouvir a sua voz e renovar o sim à missão junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, recebendo uma pequena imagem do Pozzobon para estar no Santuário Lar neste ano a ele dedicado.
A manhã de domingo foi de muito trabalho. Foi feito o resumo do Congresso, identificando os anseios da Família de Schoenstatt do Nordeste: ser filho fiel, reflexo do ‘Filho Jesus’, vivendo no dia a dia as exigências da Aliança de Amor. Este é o modo de vivermos a Filialidade Heroica. Também o desejo de dar uma resposta à situação difícil da Igreja na atualidade vivendo o ‘Dilexit Ecclesiam’ (Amou a Igreja) deixado pelo Fundador, acentuando as orações pelo Papa Francisco. Neste sentido, surgiu a ideia de usar um ‘filtro schoenstattiano’ em tudo o que se posta nas redes sociais, o que significa: ler com atenção o que é enviado e só passar adiante o que corresponda a essa atitude de ‘Dilexit Ecclesiam’. Também foi forte a presença da Juventude de Schoenstatt no Congresso e o interesse da Família pelos jovens.
Depois das reuniões dos dirigentes das Ligas, coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina e do Terço dos Homens Mãe Rainha, o Congresso foi encerrado com a Santa Missa, no auditório do Sesc, presidida pelo Diretor Regional, Pe. Pedro Cabello.
Com muita alegria e entusiasmo, como ‘fecho de ouro’, foi passada a ‘chama da missão’ para os assessores e para o casal presidente do Conselho Diocesano da arquidiocese de Olinda e Recife, que sediará o Congresso de Outubro no próximo ano.
Mais fotos:
Fotos: Edneide Maria da Silva / Taciana Cristina Ferreira